sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto Psicomotricidade entra em ação e crianças aprendem sobre a importância dos movimentos

    Elas pularam, rebolaram, engatinharam, acertaram o alvo, juntaram peças e alongaram. Foi assim a 4ª edição do projeto “Psicomotricidade: uma ação educativa” que reuniu mais de 400 crianças da rede municipal de educação infantil de Cocal do Sul num ambiente onde o que não faltou foi movimento.

    De acordo com a coordenadora pedagógica, Thais Albino Olivier a idéia é conscientizar as crianças e profissionais da importância dos movimentos do corpo para o desenvolvimento através de atividades recreativas. “O trabalho reúne uma série de técnicas de exercícios físicos relacionando motricidade, mente e afetividade com o objetivo de desenvolver, melhorar e aprimorar o desenvolvimento global”, explica.

    As atividades foram realizadas no ginásio de esportes Gílio Búrigo onde as crianças se movimentaram através do circuito psicomotor, quebra-cabeça, tiro ao alvo, cesta de animais, esquema corporal, bambolê, túnel de olhos vedados e seqüência de atividades. A pequena Julia Martins, 5 anos, participa todos os anos e se realiza com o espaço montado. “É legal, divertido, já sei fazer tudo e agora tenho novos amigos”, diz.

    O planejamento e organização das atividades foram selecionados e mediados pelos professores de educação física e gestores das instituições. Para a professora, Maria Albertina Guollo Cittadin esta é uma iniciativa diferente que trabalha na criança um conjunto de movimentos que favorecem seu crescimento, habilidades, comportamento, integração e perda do medo. “É uma prática diferente que desafia as possibilidades da criança”, destaca. O próximo encontro será realizado em agosto deste ano.