sexta-feira, 1 de outubro de 2010

17º Festival de Dança de Cocal do Sul

       A mistura de ritmos e cores encantou o público que compareceu ao ginásio de esportes Gílio Búrigo, na noite de sábado, 25, para prestigiar o 17º Festival de Dança de Cocal do Sul. Dezoito grupos de escolas municipais, estaduais, cidade vizinha e entidade participaram.
       O Festival de Dança foi uma das atrações em comemoração aos 19 anos de emancipação político-administrativa juntamente com o 1º Festival de Bandas Municipais. Uma realização da prefeitura municipal através da secretaria de educação e cultura.
       O Balé apresentado pela academia Geórgia e pelo grupo Balett do Parque Municipal de Urussanga encantou a platéia com as coreografias Tarantela, Festa da Uva, Caixinha de Música e Sem Palavras. A performance e mistura de linguagens ficou por conta do hip hop dos alunos do colégio estadual professor Padre Schüller.
       Quem emocionou o público foi o grupo da Terceira Idade do município. Os participantes apresentaram o estilo anos 80 e deixaram a mensagem pedindo para que as pessoas não se reprimam e vivam a melhor idade. Já a sensualidade foi esbanjada pelo grupo de dança do ventre YA’AINI. Cinco mulheres mostraram através dos movimentos toda a magia, mistério e beleza da arte milenar.
       A cultura italiana também esteve presente. A dança veio da escola Helena Savi que apresentou “Granola e Spindola”. As crianças representaram um pouco da vida dos antepassados italianos, uma dança que faz parte do folclore preservado da região dos Alpes da Itália. O público também conferiu as coreografias das escolas municipais “Nós somos a beleza, o amor e alegria” e “Vem dançar comigo”, da Demétrio Bettiol; “As Máscaras”, da Giovanni Battain; “O despertar das bonecas” e “Dance Jazz”, do Cristo Rei; “Fúrias da Natureza”, da José Perucchi, “LOLA”, da escola estadual Francisca Búrigo; e “Encontros” do grupo de dança Simoni Duarte.
       O festival de dança de Cocal do Sul já é tradição no município. Segundo o secretário de educação, cultura e esporte, Arlei Boselo Ponciano “o evento é uma oportunidade para os alunos mostrarem o trabalho de nível técnico desenvolvido pelos professores de educação física a toda a comunidade. Além disso, tem como objetivo principal promover nas escolas atividades de caráter cultural e artístico, de maneira a favorecer a participação coletiva de crianças e jovens em atividades sócio-culturais, promovendo a inclusão, educação e estimular as potencialidades. Só temos a agradecer aos professores e funcionários que se empenharam na organização de mais um evento que encantou o público”, ressalta.
       Mais de mil pessoas participaram do Festival. O evento foi aberto pelo vice-prefeito, Valdemar Bettiol que representou o prefeito, Nilso Bortolatto. “A dança é sem dúvida uma forma de estimular e aprimorar as potencialidades das crianças e adolescentes. A gente presencia arte e se surpreende ao observar tamanha criatividade, envolvimento e ritmo dos alunos tão bem preparados pelos professores”, finaliza.