quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cocal do Sul em busca de medalhas durante a 2ª fase da OBMEP 2016


Trinca e quatro estudantes das escolas municipais Demétrio Bettiol e Cristo Rei de Cocal do Sul participaram, sábado (10/09), da segunda e última etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  A competição, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. As provas foram realizadas na EEF Demétrio Bettiol.

A escola EEF Demétrio Bettiol participou com 18 dos 19 alunos classificados e a EEF Cristo Rei, com 16 dos 19 estudantes. Quatro dos classificados não compareceram. Os participantes foram acompanhados pela Secretária de Educação Ana Paula Cechinel, Coordenadora Luciane Idêne Rosso dos Santos Leal, Diretora Elaine Correa, auxiliar de direção Adriana Cancelier e pela professora Diana Morona.

A prova da 2ª fase da competição teve duração de três horas e contou com seis questões discursivas que exigiu dos alunos expressão de forma clara dos cálculos e raciocínio empregado. A correção será realizada em duas etapas. A primeira será regional por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada e, a segunda nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP. 
No dia 30 de novembro serão divulgados os premiados da OBMEP 2016. A premiação irá contemplar 6,5 mil medalhistas, sendo 500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2014), que será realizado em 2017. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cocal presta homenagem aos 131 anos de história durante desfile cívico

A força e o desenvolvimento de Cocal do Sul foram enaltecidas durante o desfile cívico de Cocal do Sul que prestou homenagem aos 131 anos de história do município. Ao som da Banda Musical, as escolas e entidades desfilaram com orgulho e trouxeram para a Avenida Polidoro Santiago, os primeiros passos da colonização, o Núcleo Accioly de Vasconcelos e linhas coloniais, as primeiras famílias, origem do nome do município, criação do distrito, indústria, comércio, agricultura, bairros, centenário, igrejas, entre outros subtemas destacados.

O hino nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. As bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foram trazidas pelas alunas, Esthefani Possamai, Manuela Mendes e Bruna de Jesus Saccon e hasteadas pelos sargentos da Polícia Rodoviária, Edson Nilton Santana, Polícia Militar, Alexandre Fontoura e Corpo de Bombeiros, Arnoldo Batista de Souza. O desfile abriu  com a coreografia das balizas por meio da Ginástica Rítmica Desportiva. Em seguida, crianças, jovens e adultos levaram para a comemoração cívica uma história de 131 anos de colonização ao som da Banda Marcial de Cocal do Sul, regida pelo maestro Rodrigo Cardoso.  

Durante o desfile, o Corpo de Bombeiro surpreendeu ao fazer o hasteamento da bandeira do Brasil do alto de um edifício central. O Coral Cala/Apae  juntamennte com o maestro Jaime De Brida emocionou ao cantar, enfrente ao palanque, a música da colonização italiana e a aluna do Cristo Rei, cantou e encenou o hino de Cocal do Sul.

Os projetos da Secretaria de Educação como, Clubinho da Matemática, Jogos de Mesa, Música, laboratório de aprendizagem e Coral também apresentaram seus resultados, além das igrejas Católica e Assembleia de Deus que desfilaram verdadeiro exemplo de fé. Além disso, as escolas municipais, estaduais, particular, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Cala/Apae, Terceira Idade, Fundac, Empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, Proerd, Unibave/Univit, Leo Clube,  Corte da IV Cocalfest, Moto Clube Águias de Aço, Academia Kiko Team, Departamento Municipal de Esportes abrilhantaram o evento realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Comemoração Cívica irá homenagear Cocal do Sul pelos 131 anos de história

Com o tema “Cocal do Sul 131 anos de História”, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul irá prestar homenagem ao município durante a comemoração cívica no dia 7 de setembro. A cidade é uma das poucas na região a realizar o desfile neste ano. A comemoração cívica acontecerá às 8h, na Av. Polidoro Santiago.  A programação contará com a apresentação de mais de 30 escolas, entidades e grupos e reunirá milhares de pessoas.


No dia 5 de setembro, segunda-feira, o município realizará a abertura da comemoração cívica. O ato acontecerá na praça da igreja matriz, às 8h30min, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul pelos alunos das escolas do município.

Segundo a Secretária de Educação, Ana Paula Cechinel a comemoração terá foco a cultura, história e desenvolvimento.  “Por meio deste tema queremos evidenciar a força do nosso município que merece nosso reconhecimento. Durante o desfile nós iremos trazer os primeiros passos da colonização, o Núcleo Accioly de Vasconcelos e Linhas Coloniais, as primeiras famílias, origem do nome do município, criação do distrito, indústria, comércio, agricultura, bairros, centenário, igrejas, entre outros subtemas que serão destacados. Todos os Sul-Cocalenses são convidados a participar conosco deste momento importante de civismo à nossa Pátria”, relata.

ORDEM DO DESFILE:
1. Bandeiras Oficiais
2. Faixa Secretaria da Educação, Esporte e Cultura
3. Banda Musical de Cocal do Sul
4. Coreografia de abertura
5. Corpo de bombeiros
6. Escoteiros
7. CALA/APAE: Os primeiros passos da colonização
8. Grupo da Terceira Idade: O Núcleo Accioly de Vasconcelos e Linhas Coloniais
9. IEI Zilda Búrigo Bosa: Início da colonização
10. IEI Octávia Búrigo Gaidzinski “Morada da Alegria”: Família Cechinel
11. IEI Lenita Izabel da Silva: Família Possamai
12. IEI Helena Savi: Família Smania
13. IEI Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe”: Origem do nome do município
14. IEI Cantinho Alegre: A criação do distrito de Cocal
15. IEI Maximiliano Gaidzinski “Os Amigos”: A indústria e o comércio de Cocal do Sul
16. IEI Prof. Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz”: Aspectos Culturais
17. EEB Prof. Giovanni Battain: Agricultura no município
18. EEB Prof. José Perucchi: Bairros do município
19. Colégio Cocal: Aspectos Educacionais em Cocal do Sul
20. EEB Prof. Francisca M. de Oliveira Búrigo: 30 anos de aniversário
21. EEB Prof. Pe. Schuler: Grupo Escolar Padre Schuler
22. EEF Demétrio Bettiol: O Centenário da Colonização do Distrito de Cocal– 131 anos
23. EEF Cristo Rei: 25 anos de emancipação político-administrativa
24. Projetos da Rede Municipal
25. PROERD
26. FUNDAC – Coleta Seletiva
27. Empresas Eliane: Importância da empresa para a economia do município
28. CMG – Colégio Maximiliano Gaidzinski: Trajetória da escola técnica
29. Unibave: Trajetória do ensino superior
30. Igreja Evangélica: Trajetória da igreja evangélica no município
31. Lions Clube / Leo Clube: as principais ações realizadas
32. Igreja Católica: trajetória da igreja católica no município/ padres que trabalharam em Cocal do Sul
33. Academia Kiko Team: Qualidade de Vida
34. DME – Departamento Municipal de Esportes: Esporte no município
35. Carro da Rainha e Princesas da IV CocalFest
36. Águias de Aço
37. Encerramento com Banda Musical