terça-feira, 29 de novembro de 2016

Alunos do projeto Jogos de Mesa participam da VI Etapa de Xadrez Rápido em Içara




Quatro alunos que integram o projeto “Jogos de Mesa” da Secretaria de Educação de Cocal do Sul, participaram, no último sábado, da IV Etapa de Xadrez Rápido, realizado em Içara. Representantes de Içara, Criciúma, Sombrio, Florianópolis, Capivari de Baixo e Braço do Norte estavam presentes. Alunos experientes e de alto nível.

Os participantes de Cocal do Sul: Angelo José da Rosa, Álvaro Zanelatto, Gabriel Fernandes e Nicoli Goulart conseguiram alcançaram uma pontuação expressiva.

Segundo o professor Gustavo Meneghel por meio dos eventos regionais, os alunos dos Jogos de Mesa têm a oportunidade de equiparar seus conhecimentos sobre o Xadrez com alunos de outros municípios. “O resultado nunca será o mais importante, precisamos primeiro formar bons cidadãos, essa é a prioridade da educação”, destacou.

Com esta participação, o Xadrez Sul-Cocalense encerra as etapas regionais em 2016. “O calendário de atividades e eventos para 2017 já esta sendo planejado e vem com muitas novidades”, concluí Gustavo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cinco alunos são premiados na Olimpíada Regional e Mirim de Matemática da UFSC. Cocal conquista primeira medalha na modalidade e menções honrosas



Mais de 600 pessoas, entre pais, professores e alunos prestigiaram atentas, no último sábado (26), no Centro de Eventos e Cultura da  UFSC, em Florianópolis, a cerimônia da 19ª ORM (Olimpíada Regional de Matemática) e a 6ª ORMM(Olimpíada Regional Mirim de Matemática). O evento premiou 42 alunos da ORMM e 50 alunos da ORM com medalhas de ouro, prata, bronze, menção honrosa e alunos destaques.  Neste ano da região da AMREC participaram apenas os municípios de Cocal do Sul e de Içara.

Na Olimpíada Mirim onde participaram no total 548 alunos dos 5º anos de escolas particulares e públicas, o destaque de Cocal do Sul vai para os alunos Caua Teixeira de Oliveira, Murilo Pacheco Ribeiro,Miguel Gomes Ricardo Miranda, Gabriela Padoin que receberam Menção Honrosa. Essa é a segunda vez que o município participa da Olimpíada Mirim da UFSC, uma iniciativa das professoras do Clubinho de Matemática Diana Morona, Maria Albertina Guizo . “Nossos alunos disputaram de igual para igual com estudantes de escolas particulares da grande Florianópolis e do Colégio Aplicação da UFSC, por exemplo. Estamos muito orgulhosas pelo resultado do nosso trabalho e empenho de cada um deles. Isso é sinal de que a matemática está fazendo a diferença no dia a dia dos nossos estudantes”, destacam as professoras. 



Na Olimpíada Regional participaram 10 mil alunos do 6º ao 9º ano de escolas particulares e públicas. Todos coordenados pelo professor José Luiz Pinho. A prova aconteceu em duas fases. Cocal do Sul conquista a primeira medalha de bronze desta Olimpíada, com o aluno Luiz Carlos Possa Bento da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol.

As Olimpíadas são projetos de Extensão da UFSC e acontecem no estado apenas para os alunos das escolas particulares e públicas. Os alunos premiados de Cocal foram acompanhados da Secretária de Educação Municipal Ana Paula Cechinel, das Diretorsa Elaine Correa, Marivalda Wasielevski de Costa , Tatiane Périco Sazan, das professoras Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, além das mães dos alunos premiados. Na cerimônia também foram entregues certificados as professores Diana Morona e Maria Albertina Guizzo por incentivaram e ajudaram a fazer acontecer a ORMM e ORM em cada escola e para todos os alunos participantes.  “Tanto as provas da 19ª ORM e da 6ª ORMM são testes muito bem elaborados e que necessitam alto conhecimento dos nossos alunos dos conceitos de matemática. Todos nossos alunos estão de parabéns, e estamos muito felizes por termos conquistado a primeira medalha na ORM.”, finalizam as professoras Diana e Maria Albertina.

Texto/colaboração: professora Ana Lúcia Pintro

quinta-feira, 24 de novembro de 2016


Alunos do Cristo Rei e Demétrio Bettiol vencem concurso da CDL com melhor desenho e redação



Os alunos das escolas municipais de Cocal do Sul foram os vencedores do concurso de desenho e redação “Recicla CDL na Escola”. Uma ação desenvolvida pela FCDL, CDL e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A 5ª edição do concurso teve como tema “O que fazer para economizar água e salvar o planeta?” e envolveu estudantes do 1º ao 9º ano. 

Na quarta-feira, 23, a CDL realizou a entrega da premiação nas escolas. O melhor desenho foi conquistado pelo aluno da 5ª série do Cristo Rei, Davi Kureck da Luz e a melhor redação foi da estudante Laura Janice Scarpato, do 9° ano da Demétrio Bettiol. Os vencedores receberam uma mochila com materiais escolares, boné, copo, chaveiro, DVD, entre outros itens. A cerimônia contou com a participação da Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, Presidente da CDL, Fernando De Fáveri, integrantes da CDL, diretoras e coordenação da secretaria de Educação de Cocal do Sul.  

Segundo o presidente da CDL o concurso visa promover entre os estudantes do ensino fundamental, a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. “Nós enquanto CDL estamos muito felizes em poder realizar este trabalho há cinco anos. Só temos a agradecer a parceria com as escolas, professores e Secretaria Municipal. O que nós almejamos é incentivar, conscientizar e promover o debate e mudanças sobre as questões ambientais para um futuro melhor”, destacou Fernando De Fáveri. 

A vice-prefeita parabenizou a ação da CDL e os alunos pelo empenho e conquista. “Essa é uma oportunidade para que possamos sempre ir mais além. Temos que acreditar e nos desafiar. Todos os anos, nossas escolas são
destaques e esperamos que esse aprendizado e ensinamento acerca do meio ambiente, possa ser levado para o dia a dia e para a vida”, ressaltou Cirlene. 

Para os alunos vencedores o resultado foi uma surpresa. “Estamos felizes. É um assunto muito importante que devemos nos preocupar sempre e fazer diferente. Obrigada a CDL pela oportunidade e a escola pelo incentivo”, afirmaram Davi e Laura. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Cocal recebe 2ª medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Rio de Janeiro




Cocal do Sul comemora nesta semana mais uma conquista na área da educação. Na última segunda-feira, dia 07, o aluno Carlos Eduardo dos Santos Feliciano, 14 anos, da escola Municipal Cristo Rei, recebeu a 2ª Medalha de Ouro do município nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, reunindo 500 alunos medalhistas do Brasil. O prêmio foi entregue pelos Ministros da Educação, José Mendonça Filho e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A OBMEP é considerada a maior olimpíada escolar do mundo. 

O medalhista, Carlos Eduardo participou da premiação ao lado da mãe, Marines Simão dos Santos Feliciano e da professora do Clubinho da Matemática, Maria Albertina Guizzo. Ele celebra com muita emoção a conquista.   “É um orgulho representar Cocal do Sul e o trabalho da minha escola e professores. Em 2014
eu recebi uma moção honrosa e uma no depois o ouro. Percebo como eu avancei. Eu adoro matemática e o Clubinho só trouxe coisas boas para o meu aprendizado e desenvolvimento, além de me proporcionar conhecer o Rio de Janeiro, fazer minha primeira viagem de avião e conhecer pessoas de diversos lugares do país, suas culturas e sotaques. Agora vou me dedicar ainda mais para continuar me destacando”, afirma. 

De volta a Cocal do Sul, o aluno foi recebido nesta quinta-feira, 10, pelo Prefeito Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Educação, Ana Paula Cechinel, diretora Tatiane Périco Sazan, professora Maria Albertina e os pais do estudante para uma saudação especial.  “Esse é um momento que marca a vida da gente enquanto gestores. Valeu à pena investir e incentivar os alunos nesta busca e dedicação pela matemática. E com certeza, valeu à pena o Carlos ter estudado um pouco a mais e ter se dedicado naquilo que gosta. Essa é uma recompensa que nos orgulha e que nos coloca no caminho certo. Parabéns a toda equipe da educação, aos pais do Carlos pela participação e a força de vontade do nosso medalhista”, destacam
Ademir e Aninha.  

De Santa Catarina, 38 alunos foram condecorados com medalha de ouro. Na região da Amrec apenas Cocal e Içara se destacaram em nível nacional. O medalhista concorreu com mais de 17 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 800 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada.


Para a professora Maria Albertina é uma satisfação poder realizar um trabalho de preparação e incentivo e colher os frutos em nível máximo. “Acredito que o resultado seja um conjunto de esforço e dedicação entre
escola, secretaria de Educação, pais, professores e alunos por meio da implantação do projeto municipal Clubinho da Matemática que reúne centenas de estudantes, com aula extraclasse, uma vez por semana nas escolas. Nós professores temos que acreditar e incentivar. A matemática tem o poder de abrir portas para o sucesso e é isso que nós desejamos aos nossos alunos”, declara. 

O Clubinho da Matemática foi criado em 2013 para estimular o raciocínio lógico. De lá pra cá, o município já conquistou 2 medalhas de ouro, 1 de prata, 7 de bronze e 39 moções honrosas.  O Projeto é mantido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação Esporte e Cultura e tem como professoras responsáveis, Maria Albertina e Diana Morona, atendendo crianças do 4º ao 9º ano. Durante o ano também são realizadas as Olimpíadas Municipal de Matemática com premiação. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Matrículas e rematrículas na rede municipal de Cocal serão realizadas em novembro


A Secretaria de Educação de Cocal do Sul comunica aos Sul-Cocalenses que o período de matrícula e rematrícula terá início na próxima semana para as unidades da rede municipal de ensino. Os pais de crianças da educação infantil e do ensino fundamental precisam ficar atentos aos prazos. De 16 a 22 de novembro serão realizadas as rematrículas nas secretarias das escolas onde os alunos estão matriculados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Já de 28 a 02 de dezembro acontecerá a matrícula para os novos estudantes. Cada criança deve ser matriculada próxima da sua residência, respeitando o zoneamento feito pela Secretaria. Mais informações na secretaria de cada escola, conforme contado abaixo:
Instituição de Educação Infantil Cantinho Alegre (Centro): 3447-0217
Instituição de Educação Infantil Os Amigos (Horizonte): 3447-0228
Instituição de Educação Infantil Pequeno Príncipe (Jardim Itália): 3447-1449
Instituição de Educação Infantil Recanto Feliz (Jardim Elizabeth): 3447-1456
Instituição de Educação Infantil Helena Savi (Creche União): 3447-2129
Instituição de Educação Infantil Morada da Alegria (Creche Guanabara): 3444-6067
Instituição de Educação Infantil Professora Lenita (Creche Jardim Itália): 3447-4542
Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei (Cristo Rei): 3447-1467
Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol (Brasília): 3447-1448
Escola de Educação Básica Professor José Peruchi (Vila Nova): 3447-1457
Escola de Educação Básica Giovanni Battain (Rio Comprudente): 3447-0196

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cocal recebe menção honrosa durante a XXXII Feira Catarinense de Matemática



O projeto de Cocal do Sul “A Matemática dos Revestimentos Cerâmicos” foi um dos 25 participantes durante a XXXII Feira Catarinense de Matemática, realizada em Timbó, nos dias 27 e 28 de outubro. O trabalho foi desenvolvido pelas professoras do Clubinho de Matemática Diana Morona e Maria Albertina Guizzo juntamente com os alunos do 4º ao 9º ano da EEF Demétrio Bettiol, EEF Cristo Rei e EEF José Perucchi.  O trabalho foi contemplado com moção honrosa.

Os estudantes Arthur e Lya, do 4º ano do EEF Demétrio Bettiol, tiveram a difícil e importante tarefa de apresentar o seu conteúdo para mais de 3 mil visitantes da  Feira, além de passar por um processo rígido de avaliação de quatro professores da área de pedagogia e de matemática. 

O evento em nível estadual contou com a participação de 160 trabalhos que foram desenvolvidos da educação infantil à graduação. Destes trabalhos 25 foram selecionados como destaque para indicação para Feira Nacional de Matemática em 2018, já que em 2017 não irá acontecer a Feira Nacional de Matemática. Os alunos também foram acompanhados pela diretora de escolaz Elaine Correa.