sábado, 20 de fevereiro de 2016

Merendeiras, serventes e motoristas participam de capacitação



A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul acolheu na sexta-feira, 19, os profissionais da merenda, motoristas e serventes para uma capacitação que teve como tema “O detalhe que faz a diferença”. 

O encontro foi realizado no auditório da Igreja Matriz e teve o objetivo motivar e alertar sobre alguns cuidados e práticas no dia a dia escolar.


Entre os assuntos abordados e discutidos durante a manhã, destaca-se o tema “Traumatismo dental em escolares”, ministrado pela dentista Giovana Galatto Santa Rosa, “Boas práticas” com a Nutricionista Jaline Cardoso Madalena Farias e para encerrar, motivação com o Coach Jorginho Teixeira.  



O evento foi aberto pela Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato que deu as boas vindas aos profissionais. “Nós fizemos parte de uma orquestra onde precisamos estar afinados para que o nosso trabalho seja feito sempre da melhor forma possível. A gente faz toda a diferença no meio onde estamos inserimos e somos necessários. Nesta segunda-feira, todas as crianças e alunos estarão esperando por nós e que possamos recebê-las de braços abertos e dispostos a fazermos um ano cada vez melhor e promissor. Sejam bem-vindos ”, afirmou.

A capacitação faz parte da Semana Pedagógica que encerra hoje com o ciclo de palestras e atividades nas escolas.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Semana pedagógica de Cocal reúne centenas de professores com foco na afetividade, virtudes, motivação, saúde e meio ambiente

“Amor e comprometimento: a excelência na arte de ensinar”, esse foi o tema da Semana Pedagógica realizada pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul, de 15 a 19 de fevereiro, que reuniu centenas de professores para um encontro de motivação e capacitação para a qualidade no ensino, práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para o ano letivo de 2016. O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e contou ainda com a presença da Presidente do Legislativo, Angela Anjo e dos vereadores, Henrique Bittencourt e Roseny Cittadin, além da recepção musical feita pelos integrantes do projeto aulas de violão disponibilizado aos alunos da rede de forma gratuita.  Durante a semana, a afetividade, virtudes, motivação, saúde e meio ambiente foram os temas discutidos em cada encontro.
  
Amor, ação e visão foram os ingredientes utilizados para a reflexão ministrada pelo Padre Antônio Vander que deu o pontapé inicial dos trabalhos, na última terça-feira (16). Com motivação e espiritualidade, ele abordou o tema “a importância da afetividade diante dos desafios do dia a dia e as sete virtudes do bom professor” com o objetivo de tocar o coração para o amor naquilo que se faz aliado às virtudes necessárias ao professor, como o ser comunicativo, confiante, solidário, paciente, discreto, honesto e resiliente.

“A vida é o maior espetáculo que pode existir. Ela também é o primeiro e grande problema, pois viver é ter que dar sentido. Não dá para viver de qualquer jeito porque uma hora as coisas complicam e uma vida sem horizonte é uma vida triste. Depois nos deparamos com a morte e entre a vida e a morte é preciso conviver, fazer uma boa aula, por exemplo, porque os alunos não têm culpa dos atropelos da nossa vida.

O verdadeiro professor é aquele que tem virtudes e não poder, que tem amor pelo que faz e a capacidade de dar sem esperar. Que possamos fazer um ano ainda mais promissor, colocando em prática as repetições das sete virtudes, os chamados conhecidos atos do bem para nós mesmos e para que possamos refletir e repassar o nosso melhor”, afirmou.

A Secretária de Educação e Vice-Prefeita de Cocal, Cirlene Gonçalves Scarpato avalia produtiva a semana pedagógica. “Que possamos ter a sabedoria necessária para cada vez mais podermos avançar e fazer a nossa educação ainda melhor. Contamos com todos os profissionais para mais um grande ano letivo”, afirmou.

Para o prefeito Ademir Magagnin não se consegue nada de uma nação sem educação. “Nós trabalhamos para que nossos professores possam ter capacitação e valorização  para que as consciências possam ser transformadoras, além do investimento na parte física das instituições. Esse é um caminho paralelo que seguimos. Que todos possam iniciar um novo ano com comprometimento e intensidade e que na próxima semana possamos receber nossos alunos dispostos, com alegria e amor, pois tudo isso faz parte de uma boa educação”, ressaltou.

A professora Georgia Ozellame concluiu como interessante a escolha dos temas bastante atuais. “Acredito que as palestras, principalmente a do Padre, conseguiram tocar o nosso coração. Foi muito produtivo para renovação, motivação e autoestima, além de ser uma oportunidade de encontro entre os professores”, observou. 

Prevenção ao Aedes Aegypti e saúde bucal alerta professores

A Saúde também foi tema importante para discussão e aprendizado com foco na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e à saúde bucal. Tendo em vista a epidemia que se instalou no país e o trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde para a eliminação de focos do inseto e a divulgação de informações sobre o controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya e zika vírus, os profissionais fizeram um alerta aos professores da rede municipal para que também ajudem neste combate por meio da sala de aula. Durante a palestra ministrada pelos técnicos Guilherme Machado e Gilmara Viel da Vigilância Epidemiológica do município e Moacir e Mariana Montovani da Regional, eles reforçaram todos os riscos, prevenção e os números atualizados no estado.

Na sequência, a coordenadora da Saúde Bucal de Cocal do Sul, Giovana Galatto ministrou palestra sobre traumatismos bucais. Diferente da doença cárie que vem diminuindo sua incidência, os traumatismos bucais vem aumentando e estão se tornando um problema de saúde bucal entre crianças e jovens, segundo a especialista.  “Os traumas dentais resultam em lesões que vão desde pequenas fraturas até a sua completa saída da boca, podendo ocorrer ainda lesões nos tecidos moles e face. Normalmente esses traumas acontecem durante algumas brincadeiras, esporte de contato, quedas e até violência. É importante que os pais mandem seus filhos para a escola com sapatos fechados, pois eles dão maior segurança no brincar, correr e andar”, explicou. A profissional também orientou os professores em como realizar o primeiro  atendimento diante deste tipo de trauma quando ocorrido na escola para aumentar a chance de salvar o dente. 

Coach motiva professores para o novo ano letivo

Na quarta-feira, 17, o Coach Jorginho Teixeira ministrou aos professores a palestra motivacional que teve como tema “Educação e Aprendizagem – Eu faço parte”. Durante o dinâmico encontro, o profissional com experiência internacional em treinamentos de equipe destacou a importância da busca de novas informações no processo de aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual do ser humano.

Segundo o Coach o tema é bastante sugestivo dado o valor pelo qual o professor esta inserido na aprendizagem de cada aluno. “Nós abordamos sobre as cinco qualidades para o sucesso para que os educadores tenham ainda mais sucesso naquilo que estarão dispostos a fazer, além de dinâmicas de grupo, valores, exercício para aplicação diária em suas vidas e canais de comunicação importantes para atualização e para melhor compreensão da linguagem dos alunos. Tudo baseado em um olhar voltado para alinha de frente com foco e ação, sem olhar para trás”, destacou Jorginho.

Cidadania ambiental

Engenheiro orienta para a construção da cidadania ambiental na escola Entre os temas atuais e de relevância para o desenvolvimento de ações em sala de aula, foi inserido na Semana Pedagógica uma preocupação constante discutida por meio do  tema “Escola e Resíduos Sólidos: Construindo uma Cidadania Ambiental”, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Ismael Dagostin Gomes do Unibave. O encontro foi realizado ontem, 18, no auditório do CMG e promoveu um debate sobre a dura realidade do cenário que se instalou por conta da falta de consciência e atitudes diárias simples de prevenção e cuidado. 

Nesta sexta-feira, os trabalhos serão concluídos com a continuidade do projeto sobre a água (Bacia do Rio Urussanga) e a formação nas escolas para a utilização do diário on line. Uma inovação que será aplicada na rede municipal neste primeiro semestre. Merendeiras e serventes também estarão participando da palestra “O detalhe que faz a diferença”, com o Coach Jorginho Teixeira.


Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Palestra sobre prevenção ao Aedes Aegypti e saúde bucal alerta professores

A Saúde também foi tema importante para discussão e aprendizado durante a Semana Pedagógica de Cocal do Sul realizada pela Secretaria de Educação. Na terça-feira, 16, os professores da rede municipal participaram do encontro que teve como foco a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e à saúde bucal.

Tendo em vista a epidemia que se instalou no país e o trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde para a eliminação de focos do inseto e a divulgação de informações sobre o controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya e zika vírus, os profissionais fizeram um alerta aos professores da rede municipal para que também ajudem neste combate por meio da sala de aula.

Durante a palestra ministrada no auditório do CMG pelos técnicos Guilherme Machado e Gilmara Viel da Vigilância Epidemiológica do município e Moacir e Mariana Montovani da Regional, eles  reforçaram todos os riscos, prevenção e os números atualizados no estado.

 Na sequência, a coordenadora da Saúde Bucal de Cocal do Sul, Giovana Galatto ministrou palestra sobre traumatismos bucais. Diferente da doença cárie que vem diminuindo sua incidência, os traumatismos bucais vem aumentando e estão se tornando um problema de saúde bucal entre crianças e jovens, segundo a especialista. 

“Os traumas dentais resultam em lesões que vão desde pequenas fraturas até a sua completa saída da boca, podendo ocorrer ainda lesões nos tecidos moles e face. Normalmente esses traumas acontecem durante algumas brincadeiras, esporte de contato, quedas e até violência. É importante que os pais mandem seus filhos para a escola com sapatos fechados, pois eles dão maior segurança no brincar, correr e andar”, explicou.

A profissional também orientou os professores em como realizar o primeiro atendimento diante deste tipo de trauma quando ocorrido na escola para aumentar a chance de salvar o dente. 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Coach motiva professores para o novo ano letivo

Com o tema “Educação e Aprendizagem – Eu faço parte”, os professores da rede municipal participaram, nesta quarta-feira, 17, da palestra motivacional com o Coach Jorginho Teixeira. Durante o encontro dinâmico realizado no auditório do CMG, o profissional com experiência internacional em treinamentos de equipe destacou a importância da busca de novas informações no processo de aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual do ser humano. 

Segundo o Coach o tema é bastante sugestivo dado o valor pelo qual o professor esta inserido na aprendizagem de cada aluno. “Nós abordamos sobre as cinco qualidades para o sucesso para que os educadores tenham ainda mais sucesso naquilo que estarão dispostos a fazer, além de dinâmicas de grupo, valores, exercício para aplicação diária em suas vidas e canais de comunicação importantes para atualização e para melhor compreensão da linguagem dos alunos. Tudo baseado em um olhar voltado para alinha de frente com foco e ação, sem olhar para trás”, destacou Jorginho.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Abertura da semana pedagógica: Padre Vander fala sobre afetividade e as virtudes do bom professor

“Como a sinfonia precisa de cada nota, como o livro precisa de cada palavra, como a casa precisa de cada pedra, como o oceano precisa de cada gota de água, as crianças, adolescentes e a humanidade precisa do professor”. Foram com essas palavras que a Secretaria de Educação de Cocal do Sul abriu
oficialmente, nesta terça-feira (16), a Semana Pedagógica da rede municipal que tem como tema “Amor e comprometimento: a excelência na arte de ensinar”.

O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e reuniu mais de cem professores e diretores no auditório do CMG com o objetivo de discutir a afetividade no processo ensino-aprendizagem, a qualidade do ensino e as práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para o ano de 2016, com o aprimoramento pedagógico.

Amor, ação e visão foram os ingredientes utilizados para a reflexão ministrada pelo Padre Antônio Vander que deu o pontapé inicial dos trabalhos do ano letivo no município. Com motivação e espiritualidade, ele abordou o tema “a importância da afetividade diante dos desafios do dia a dia e as sete virtudes do bom professor” com o objetivo de tocar o coração para o amor naquilo que se faz aliado às virtudes necessárias ao professor, como o ser comunicativo, confiante, solidário, paciente, discreto, honesto e resiliente. 

“A vida é o maior espetáculo que pode existir. Ela também é o primeiro e grande problema, pois viver é ter que dar sentido. Não dá para viver de qualquer jeito porque uma hora as coisas complicam e uma vida sem horizonte é uma vida triste. Depois nos deparamos com a morte e entre a vida e a morte é preciso conviver, fazer uma boa aula, por exemplo, porque os alunos não têm culpa dos atropelos da nossa vida. O verdadeiro professor é aquele que tem virtudes e não poder, que tem amor pelo que faz e a capacidade de dar sem esperar. Que possamos fazer um ano ainda mais promissor, colocando em prática as repetições das sete virtudes, os chamados conhecidos atos do bem para nós mesmos e para que possamos refletir e repassar o nosso melhor”, afirmou.

A Secretária de Educação e Vice-Prefeita de Cocal, Cirlene Gonçalves Scarpato desejou um anos feito com amor e paixão para a educação de Cocal. “A velocidade das coisas é tão rápida que se a gente não correr, vai-se perder muito. Que possamos ter a sabedoria necessária para cada vez mais podermos avançar e fazer a nossa educação ainda melhor. Contamos com todos vocês para um grande ano letivo”, afirmou.

Para o prefeito Ademir Magagnin não se consegue nada de uma nação sem educação. “Nós trabalhamos para que nossos professores possam ter capacitação e valorização para que as consciências possam ser transformadoras, além do investimento na parte física das instituições. Esse é um caminho paralelo que seguimos. Que todos possam iniciar um novo ano com comprometimento e intensidade e que na próxima semana possamos receber nossos alunos dispostos, com alegria e amor, pois tudo isso faz parte de uma boa educação”, ressaltou.

Nesta terça-feira, os professores também participaram das palestras sobre prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e Saúde Bucal ministradas pela equipe da Secretaria de Saúde.

As atividades também integrarão motoristas e merendeiras. Amanhã, 17, os temas abordados serão “Educação e Aprendizagem – Eu faço parte” com o Coach Jorginho Teixeira e a Formação para os professores de Informática com o Professor Luciano Antunes. Já na quinta, 18, “Escola e Resíduos Sólidos: Construindo uma Cidadania Ambiental”, será o tema ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Ismael Dagostin Gomes.


Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cocal do Sul é campeão na I etapa de Xadrez Rápido em Sombrio


No último sábado (13), em parceria com a secretaria de Educação de Cocal do Sul, seis alunos dos Jogos de Mesa participaram da I etapa de Xadrez Rápido. 

O evento foi realizado em Sombrio por meio da Liga Sul Catarinense de Xadrez. Os alunos Sul Cocalenses foram campeões geral na categoria escolar.

Na categoria escolar individual, Vinicius Alves se consagrou campeão geral invicto. Segundo o coordenador e professor do projeto Jogos de Mesa, Gustavo Meneghel “Nosso objetivo é sempre estar participando das etapas de Xadrez que ocorrem na  região, pois desta forma, os alunos estão sempre em atividade. A vitória é consequência de um trabalho e estamos muito felizes com os resultados", ressalta.

Segue a lista de colocação dos alunos Sul Cocalenses:

1° Vinicius Alves
3° Sarha Pimentel
4° Nicoli Goulart
7° Lucas Westfal

10° Luiz Henrique Kulmam 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Semana Pedagógica inicia nesta segunda-feira em Cocal do Sul

Centenas de professores da rede municipal de Cocal do Sul participarão de 15 a 19 de fevereiro da Semana Pedagógica que dará início da formação continuada desenvolvida pela Secretaria de Educação. As atividades também integrarão motoristas e merendeiras. Durante os encontros serão trabalhados temas como afetividade, saúde, sustentabilidade, resíduos sólidos, entre outros.

Nesta segunda-feira, 15, os trabalhos serão realizados nas escolas. Na terça-feira, Padre Antônio Vander abrirá os trabalhos com a palestra que terá como tema “A importância da afetividade nos desafios do dia a dia”. O evento acontecerá no auditório do CMG, às 8h. Os professores também receberão na próxima sexta-feira (19), treinamento pela empresa Portabilis para o uso do diário on line, uma ferramenta inovadora que passará a ser utilizada nas escolas.

Para a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) os temas são muito atuais e nosso objetivo é desenvolvê-los em sala de aula durante todo o ano letivo de 2016 para que a nossa educação avance cada vez mais. “Desejamos um ótimo início de ano para todos os nossos professores e demais servidores da educação. Tenho certeza que colheremos juntos mais um ano de grandes conquistas e resultados positivos”, ressaltou.



Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Alteração do Cronograma de Escolha de Vagas – Ano Letivo 2016


A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura comunica alteração na data e horários da escolha de vagas do Processo Seletivo para admissão de professores em caráter temporário, conforme Edital n° 04/2015:

Data da escolha:

DATA
ÁREAS
HORÁRIO
04/02/2016
Educação Infantil
13h30min
12/02/2016
Ensino Fundamental 
(1º ao 5º ano)
14 horas
Disciplinas Específicas

Local da Escolha: Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (Rua Paulino Búrigo, n°12 – Centro – Cocal do Sul/SC)