segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Edital Processo Seletivo ACT 2016
Já encontra-se disponível para download e visualização o Edital de Processo Seletivo 04/2015 da Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul, destinado a admissão em caráter temporário, por tempo determinado, de Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano e do 6° ao 9° Ano) com atuação nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, para o Ano Letivo de 2016.

terça-feira, 20 de outubro de 2015


Agradeço a parceria de todos que trabalharam comigo nestes dois anos e dez meses. Muito obrigada à todos os profissionais que nas escolas, nos projetos, no transporte escolar, na realização das ações, fizeram o seu melhor para as crianças, adolescentes e adultos. Sempre tendo a Educação como prioridade absoluta. 
Aos educandos e suas famílias um agradecimento especial, pois entenderam a nossa proposta de trabalho!
Um grande abraço a todos e que Deus sempre nos proteja.



Raquel Romagna Quarezemin


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

I Festival de Tênis de Mesa movimenta alunos de Cocal do Sul 
O Governo de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e o Projeto Jogos de Mesa realizou, no último sábado (17), nas dependências da escola Demetrio Bettiol, o I Festival de Tênis de Mesa. Foi uma tarde de muito aprendizado e diversão para os mais de 50 alunos participantes das escolas Cristo Rei e Demetrio Bettiol. O estudante Victor, do Cristo Rei, foi o campeão do naipe masculino e Alexandra, da Demétrio Bettiol, foi a vencedora do feminino. 
“O projeto tem o objetivo de educar através dos jogos e estamos bastante satisfeitos com os resultados”, ressalta o professor Gustavo Meneghel. 
Cocal participa da Olimpíada Regional Mirim de Matemática





Cocal do Sul foi o único município da Amrec que participou da V Olimpíada Regional Mirim de Matemática (ORMM), promovida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Mais de 150 alunos dos 5º anos de Cocal atuaram junto com outras escolas de Florianópolis por conta do bom desempenho dos estudantes da rede municipal nas Olimpíadas de Matemática e pela existência do Clubinho de Matemática.
As provas continham quatro questões discursivas e foram aplicadas pela professora Msc. Carmem Suzane Comitre Gimene, pelo acadêmico Mateus S. Oliveira, estudante de matemática da UFSC e pelo prof. José Maria Ribeiro. A ORMM teve início em 2011 com apenas duas escolas. Neste ano foram oito instituições participantes envolvendo 578 alunos. 
Uma cerimônia realizada em novembro irá divulgar os alunos campeões das medalhas de ouro, prata e bronze. “O principal objetivo da ORMM é estabelecer um veículo para a melhoria do ensino da matemática nas escolas, criando um ambiente estimulante para o estudo dessa disciplina entre alunos e professores, mostrando a importância da matemática para o futuro dos
jovens e do desenvolvimento do Brasil e contribuindo para a descoberta precoce de talentos para a Matemática e para as Ciências em geral”, relata a professora Diana Morona.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

21° FESTIVAL DE DANÇA DE COCAL DO SUL - SEGUNDA NOITE

A segunda noite do Festival (24) abriu com a apresentação da EEB Demétrio Bettiol e a coreografia “Marinho, o marinheiro” um livro da literatura infantil que conta a história de um menino marinheiro aventureiro e curioso, escrito pelo autor brasileiro Joel Rufino dos Santos. Coreografia da professora Alitéia Santos Zabót.



A EEB Giovanni Battain representou a história “As doze princesas bailarinas” dos Irmãos Grimm. Retratando de forma simples o amor incondicional de doze princesas pela dança, a ponto de passarem noites e noites a dançar. Apresentação coreografada pela professora Sinara Sombrio.



A apresentação da EEB José Perucchi referencia o livro “O Menino Marrom”, do autor Ziraldo, que narra a história do menino marrom e do menino rosa, que a partir de uma descoberta em sala de aula, usando o Disco de Newton, aprendem que todas as cores juntas se transformam em branco e não em marrom como haviam pensado. A  coreografia representa o desejo de uma sociedade com mais amor e respeito, independente das diferenças de classes e cor. Coreografia da professora Isaura Cauduro.



A EEB Cristo Rei preparou uma apresentação com base na literatura infantil do autor Ziraldo com a obra “Bonequinha de Pano” que conta a historia de uma boneca feita de retalhos de tecido, esquecida no sótão da casa da vovó. Anos depois, ao som de uma música encantadora, as bonecas despertam no sonho da vovó e com toda a beleza e encantamento de uma boneca, elas ganham vida e começam a dançar. Professora coreógrafa Georgea Osellame.
           


A EEB Professor Padre Schuler apresentou uma coreografia baseada nas versões da história clássica “A Bela adormecida” com adaptações do filme “Malévola”. Numa mistura de encantamentos e transformações, o ódio se rende ao amor, mostrando-nos o poder do bem. Coreografia de Glauci Pagnan Darolt.



O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV representou a obra Uma Professora Muito Maluquinha” do Ziraldo. A obra conta os revolucionários métodos de ensino de uma jovem professora dos anos 40, que marcaram a vida de seus alunos. A coreografia foi elaborada pela professora Adriana Leopoldo Saccon.


O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, foi o tema escolhido pela EEB Francisca Búrigo, os alunos da Oficina de Dança do projeto “Mais Educação” apresentaram as  fabulosas histórias de Emília, a boneca falante, Narizinho e Pedrinho, que adoram aventurar-se no mundo do faz de conta. Coreografia de Bruna Filastro.



Os alunos do Colégio Cocal apresentaram a história do “Rei Leão”, o nascimento de Simba, filho do Rei Leão Mufasa e da Rainha Sarabi trouxe mais do que alegria para seu reino, na África. O nascimento de Simba pode salvar vidas. Professor coreógrafo Igor Mouro.
           


“A Culpa é das Estrelas” é um livro da literatura juvenil escrito pelo autor americano John Green, e foi o tema escolhido pela coreógrafa Aliteia Dos Santos Zabot, apresentado pela EEB Demétrio Bettiol. A história inspiradora e emocionante coloca em destaque a alegria, encantos e desencantos do que é amar e viver apesar das dificuldades



O Balé da Academia Geórgea fez sua apresentação com base no poema infantil “A Bailarina” de Cecília Meireles. A bailarina traz todo anseio clássico, com virtudes técnicas e artísticas, aprimoradas em uma vasta mescla entre poesia e dança. Coreografia de Lucas Fernandes.



Rapunzel, a princesa perdida, que possui magia em seu longo cabelo e que realiza no dia de seu aniversário o desejo de ver as lanternas flutuantes foi o tema da apresentação do Balé da Academia Georgia, coreografado pela professora Jéssica dos Santos.


O Sonho de Bailarina foi o tema escolhido pela SD Ballet, que representou a boneca Barbie, símbolo de delicadeza e fonte de inspiração para agir, brincar e viver as aventuras encontradas nos contos infantis. Coreografia de Simone Duarte.


A SD Ballet também apresentou a coreografia “A princesa que está em você” relembrando as histórias de princesas que vivem grandes aventuras e terminam em finais felizes, representando através do balé  a mágica dos contos de fadas. Professora coreógrafa Simone Duarte.


O Clubinho da Matemática fez uma apresentação em homenagem a Literatura de Cordel, usando a geometria, que estuda as figuras geométricas bem como suas características: formas e posições. As professoras responsáveis pela apresentação foram Alitéia Santos Zabót, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo.


A EEB Professor Padre Schuler representou o Marinheiro Popeye, desenho criado em 1929. Um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada Olivia Palito, das garras de seu inimigo Brutus. Coreografia de Glauci Pagnan Darolt.


O Balé da Academia Kiko Team apresentou o 1º ato de Coppelia, uma coreografia de Arthur Saint-Léon, adaptada por Aline da Silveira, história baseada num conto fantástico de E.T.A. Hoffmann intitulado "Der Sandmann" ("O homem da areia") publicado em 1815.  


Além da dança, para fechar a segunda noite do Festival a EEB Professor Padre Schuler apresentou o Teatro de Sombras. Com criatividade, desenvoltura e técnica, os alunos representaram por meio desta arte milenar, a colonização de Cocal do Sul. O projeto desenvolvido na disciplina de filosofia é orientado pelo profº Cesar Augusto Rilo Fernandes e integra os alunos do 2º ano do Ensino Médio. 



 Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin o evento surpreende a cada ano. “Toda beleza que assistimos durante as duas noites de festival de dança é o resultado da dedicação dos professores e alunos. Trabalho que desenvolve o talento das crianças e adolescentes e promove a interação, inventivo e valorização da cultura. Só temos a agradecer a todos os envolvidos nesta organização e aos pais e familiares pelo apoio e participação”, finaliza. 


Mais de duas mil pessoas prestigiaram o evento realizado durante a III CocalFest. A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura agradece em especial aos dançarinos, coreógrafos, as diretoras das Instituições de Ensino, a equipe da Secretaria de Educação e a todos que prestigiaram o evento.


21° FESTIVAL DE DANÇA DE COCAL DO SUL

O 21° Festival de Dança de Cocal do Sul realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2015 teve como tema a Literatura. O palco se transformou em um belo espetáculo de cores e movimentos que encantou o público. “Foram duas noites muito bonitas. Fiquei encantada com as coreografias, figurino e organização. Estão de parabéns”, avaliou a visitante Alice de Jesus.Trinta danças foram apresentadas pelos alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e academias. Cada uma delas expressou clássicos da literatura. A primeira noite do Festival (23) abriu com a apresentação do Coral Musical da EEF Demétrio Bettiol, sob regência da Maestrina Silvia Teixeira.

Em seguida a IEI Fernando De Fáveri “Pequeno Príncipe” prestou uma homenagem a Maria Clara Machado, um dos nomes mais importantes da dramaturgia infantil brasileira, com a apresentação de uma de suas obras “Dança dos Livros”, coreografada pela professora Sinara Sombrio.



O CALA/APAE apresentou o conto “O Soldadinho de Chumbo e a Boneca Bailarina” mostrando que somos capazes de superar e enfrentar as diferenças, sob a coreografia das professoras Juliana Idêne dos Santos e Mariane Nola.



A história “A Valente Princesa” foi apresentada pela IEI Maria Nunes Trichês “Recanto feliz”, seus príncipes e princesas valentes nos lembraram que para ser uma princesa o que importa é o que está no coração. Professoras coreógrafas: Kenia Custódio e Josilane Nagildo.



A IEI Cantinho Alegre apresentou a história do Aladim nos transmitindo a importância de alertarmos nossos filhos quanto à aproximação de pessoas estranhas e nos lembrando que a confiança é algo nobre no ser humano, devemos sempre valorizar as pessoas honestas e verdadeiras. Coreografia da professora Xandra Josefa Caetano.



Os Clássicos Infantis foram relembrados pela EEB Demétrio Bettiol, as história da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Magico de Oz, Três Porquinhos, A bela e a fera e Cinderela fizeram e fazem parte da infância de todos nós. As crianças dançaram e se divertiram com a coreografia do professor Gustavo Amancio Bonetti Meneghel.


A IEI Os Amigos apresentou a coreografia “A magia das bruxas e dos lobos” nos relembrando personagens consagrados através dos tempos, que ainda hoje fazem sucesso entre as crianças, mesmo que não estejam presentes no contexto real de suas vidas, como a bruxa e o lobo mau. As professoras responsáveis pela coreografia foram Bárbara Zuchinali e Sandra Bez Bati Pessi.


A IEI Fernando De Fáveri “Pequeno Príncipe” também prestou uma homenagem ao escritor Ziraldo apresentando “ O Menino Maluquinho” seu maior sucesso editorial, onde um garoto que de maluquinho não tem nada, sabia viver a vida apesar dos problemas e de maneira feliz, a coreografia foi elaborada pela professora Sinara Sombrio.



A história de Peter Pan, um menino que morava na Terra do Nunca e sempre aparecia para tirar seus amigos do perigo, demonstrando amizade e coragem foi apresentada pela IEI Cantinho Alegre, por meio da coreografia da professora Xandra Josefa Caetano.



Sereias e Príncipes da IEI Professora Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz” encenaram a história “A Pequena Sereia” que narra a tentativa dos peixes de mostrar para Ariel que a vida no mar é muito boa em comparação ao modo que os humanos vivem. Os peixes nos fazem refletir sobre a importância de ser feliz, valorizando aquilo que cada um tem. Coreografia da professora Kenia custódio.



O Balé Kiko Team fez sua apresentação com base na readaptação da história “O circo já chegou”, de Minéia Pacheco. Apresentou o espetáculo “Hoje tem palhaçada?” relembrando o personagem principal do circo, aquele que todas as crianças amam e arranca gargalhadas de todos: o palhaço!!!  Professora coreógrafa: Aline da Silveira.



As bailarinas do Balé Kiko Team também encenaram o papel da bailarina equilibrista – aquela moça vestida de tutu que passeia por uma corda bamba com uma sombrinha nas mãos. Coreografia de Aline da Silveira.



O Studio Fitness e Ritmo representou a história de uma menina, cujas madrinhas tinham sido as fadas de todo o reino, menos uma, a fada má, que não foi convidada para o batizado da pequena Princesa Aurora. A coreografia: “o nascimento da princesa” é uma homenagem a chegada da nova princesa.  Coreógrafa: Tamara Dal Molin



Em seguida o balé Studio Fitness e Ritmo representou a chegada da princesa Aurora, em seu nascimento todos estão em festa, chega a grande Corte para homenageá-la com uma linda coreografia de Tamara Dal Molin.


 E fechando com sucesso a primeira noite do 21° Festival de Dança de Cocal do Sul a IEI Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe” relembrou as histórias da Turma da Mônica de Mauricio Araújo de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do Brasil e membro da Academia Paulista de Letras. Em seus quadrinhos apresenta uma turma divertida e engraçada, com Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha e nosso querido Chico Bento. Coreografia de Sinara Sombrio.





Mostra de Talentos de Cocal do Sul
           
A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura realizou no dia 27 de setembro a Mostra de Talentos de Cocal do Sul, como parte da programação da III CocalFest. A cultura e a arte caminham lado a lado, contribuindo para que nossas raízes culturais e tradições permaneçam intactas, sendo passadas de geração em geração. A mostra de talentos revela alguns acontecimentos, costumes, tradições e valores já vividos, assim como expressões populares, artísticas e culturais, agregando conhecimento, lazer e identificação pessoal, revelando vários talentos existentes em nossa cidade. As apresentações musicais foram realizadas pelos alunos do Projeto Aulas de Violão, Coral Musical da EEB Demétrio Bettiol e Thaysa Fabro Ceron - integrante do Coral Show Criança Feliz.



A cidade vizinha, Urussanga, fez-se presente com a apresentação do Grupo de Dança Urbana de Urussanga, coreografado pela professora Rita.




Durante o evento foi realizada a entrega da Homenagem de Honra ao Mérito aos alunos das escolas da rede municipal de ensino que receberam medalhas de ouro e bronze na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.Como também a premiação dos alunos que tiveram seus desenhos selecionados no concurso de criação do logotipo do Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.



O Projeto Jogos de Mesa preparou uma demonstração. Os jogos de mesa são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e  a criatividade. Além de auxiliar na área cognitiva eles auxiliam também na questão disciplinar. O Projeto tem como objetivo promover a cooperação, o respeito e a solidariedade no ambiente escolar de forma lúdica e divertida.



Finalizando com sucesso a I Mostra de Talentos aconteceu o lançamento do Jogo de Tabuleiro “História e Valor de Cocal do Sul”, desenvolvido pelo professor João Fabrício Somariva com a colaboração de Isaura Cauduro e Margaret Guse. De forma lúdica e divertida o jogo permite conhecer um pouco mais sobre a história do povo Sul Cocalense.


 O Governo Municipal agradece todos os participantes da Mostra de Talentos, em especial os alunos, professores e diretores que participam dos projetos oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.
 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Alunos dos Jogos de Mesa participam do I Festival Intermunicipal de Xadrez

No último sábado (26), aconteceu em Criciúma o I Festival Intermunicipal de Xadrez, reunindo os municípios de Criciúma, Cocal do Sul e Braço do Norte. Os alunos dos Jogos de Mesa participaram em parceria com a Secretaria de Educação levando 35 alunos atuantes no projeto para a competição que totalizou 100 participantes. Segundo o coordenador e professor Gustavo Meneghel "essas iniciativas é que fazem a diferença, Estamos tentando fazer as modalidades de mesa, principalmente o Xadrez terem seu espaço na região e é por meio desses eventos que vamos plantando essa sementinha”, afirmou.
Quatro alunos de Cocal do Sul tiveram boas colocações na competição. Angelo José da Rosa conquistou a 2º posição na categoria até 12 anos, Maria Eduarda Pires ficou em 3º lugar na categoria até 12 anos, enquanto Camila Pires ficou em 3º na categoria até 14 anos e Nicoli Goulart foi o destaque da equipe recebendo o troféu.