quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Inclusão: Professores da rede municipal realizam curso de Braille


É com o objetivo de preparar e orientar cada vez mais os profissionais da área da educação para atender os alunos com necessidades educacionais especiais, que a Secretaria de Educação de Cocal do Sul iniciou na primeira semana de fevereiro, o curso de Braille para um grupo de educadores da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. A instituição possui um aluno no 2º ano com deficiência visual que requer atendimento especializado no seu dia-a-dia. 
O trabalho de formação continuada dos profissionais tem como objetivo a discussão de saberes referentes à inclusão. A capacitação faz parte do Grupo de Estudo e será aberta aos demais profissionais da Educação. O Grupo será coordenado pela professora Karina Cipriano que trabalhará a socialização, humanização e orientação do grupo de professores sobre a importância da inclusão, incentivando-os a assumir uma postura mais ativa diante do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento e construção da autonomia da pessoa com deficiência.
“O processo de inclusão social, formação e construção da autonomia da pessoa com deficiência requer ações decisivas por parte dos profissionais da Educação e das Famílias envolvidas no processo, seja na sua socialização ou no processo de ensino-aprendizagem. Nosso propósito é atuar da melhor forma possível com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais,
proporcionando capacitações aos profissionais, adaptações nas escolas, como também compra de equipamentos”, destaca a secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Primeiros socorros foi tema de capacitação aos profissionais da Educação Infantil de Cocal 

Educadores de Cocal do Sul receberam treinamento sobre primeiros socorros, na noite desta terça-feira (24), no auditório do Colégio Maximiliano Gaidzinski. O curso é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e a empresa GA TOP - Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho, com o objetivo de capacitar os educadores para que saibam realizar os procedimentos básicos em caso de emergência.
Os educadores receberam instrução de abordagem primária e ficaram diante de simulações, que retratam a realidade, obrigando a execução das técnicas aprendidas em momentos de pressão. "Existem muitas pessoas que são bem intencionadas, mas poucas são preparadas. E é justamente essa a nossa preocupação. Com as aulas práticas, os educadores chegam o mais próximo da realidade e saberão agir quando estiverem diante de uma situação de risco real. São manobras técnicas simples, mas que podem salvar vidas”, afirma a Coordenadora da Educação Infantil do município, Janaina Zacaron.
A capacitação aconteceu de forma prática e interativa, demonstrando como proceder em casos de afogamento por alimentos ou objetos, o que fazer quando uma criança ingere produto químico, diante de convulsões, entre outros. O encontro foi ministrado pelo instrutor da Brigada de Emergência da GA TOP, Carlos Magno Nunes. Várias situações foram simuladas e os participantes
puderam tirar dúvidas e receber as orientações necessárias para cada caso abordado.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Quase duas mil agendas personalizadas são entregues aos alunos na rede municipal
Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Municipal de Cocal do Sul realizou a entrega de mil e novecentas agendas personalizadas 2015 aos alunos da educação infantil ao ensino fundamental. Nesta segunda-feira, 23, o Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin entregaram o material para algumas turmas da Escola de Ensino fundamental Demétrio Bettiol. 
Eu gostei muito de receber. A agenda é bem legal, tem mapa, hino, desenhos, fotos dos alunos e anotarei tudo ali”, ressalta o aluno, Vinícius Teixeira Tuxen, 8 anos. 
A agenda é utilizada como um recurso didático e foi criada para melhor interação e troca de informações entre a escola e a família. O material é colorido, atrativo, ilustrativo e possui design moderno. “Ela é bastante interativa. Conta com calendários, números de telefones importantes da
cidade, mapas, mensagens, dicas sobre a reciclagem do lixo além de mostrar na capa e contracapa muitas atividades realizadas pelas onze escolas municipais. O modelo de agenda para as crianças que estão em período integral já foi entregue no mês de janeiro, ressalta Raquel. 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Recreações e recepção calorosa para receber os alunos em Cocal do Sul
Mais de 1,5 mil alunos voltaram às aulas nesta quarta-feira, 18, na rede municipal de Cocal do Sul e contagiaram o ambiente escolar com animação e disposição. Cada escola preparou a recepção de forma criativa. A decoração especial e atividades lúdicas marcaram o primeiro dia dos pequenos na educação infantil, já para os estudantes do ensino fundamental, o dia foi de adaptação e também para conhecer as novidades.
A volta às aulas também contou com a presença do Prefeito Municipal, Ademir Magagnin, a Vice, Cirlene Gonçalvez Scarpato e da Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin que aproveitaram para dar as boas vindas aos alunos. Além da prática dos projetos pedagógicos, os estudantes também foram surpreendidos com as melhorias realizadas nas escolas. “As escolas receberam reforma completa ou manutenção. Algumas ainda seguem com os trabalhos. O Pequeno Príncipe, no Jardim Itália, por exemplo, recebeu reforma completa e está de cara nova, assim como no Cantinho Alegre que contou com troca de telhado e parte elétrica”, destacou a Secretária.
O aluno Vinícius Pizzoni, 5 anos, estava com saudade das aulas e comemorou o retorno. “Eu queria ficar mais na escola, não queria ir embora. Minha escola, Pequeno Príncipe ficou linda”, disse. 
Na próxima semana, os alunos receberão ainda as novas agendas e todos os projetos desenvolvidos nos últimos dois anos terão continuidade. “Esse ano, as aulas de violão também atenderão os alunos do Cristo Rei. Além disso, o Clubinho da Matemática irá englobar os estudantes do quinto ano. Desejamos um bom retorno a todos. Todas as nossas ações visam alcançar o aprendizado e desenvolvimento do aluno”, finaliza Raquel.


Cocal do Sul conta com 11 escolas municipais e aproximadamente 250 professores para atendê-las.





segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Programação da Semana Pedagógica - 2015