domingo, 28 de setembro de 2014

20º Festival de Dança reúnem mais de 3 mil pessoas em dois dias de festa

As apresentações foram executadas por crianças, jovens e adultos com suas diferentes coreografias, figurinos e ritmos
Mais de três mil pessoas assistiram ao 20º Festival de Dança durante as duas primeiras noites da II Cocalfest, em Cocal do Sul. Na quinta-feira, 25, quinze apresentações encantaram o público no Pavilhão de Evento. Os movimentos, criatividade, cor e brilho ficaram por conta dos grupos das escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei, Professor José Perucchi, Professora Francisca Búrigo, Colégio Cocal, Colégio Padre Schuler, Cala/Apae, Terceira Idade, Academia Geórgia, SD Ballet e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.
As apresentações foram executadas por crianças, jovens e adultos com suas diferentes coreografias, figurinos e ritmos que levaram para o palco a dança italiana, alemã, contemporânea, pagode, samba, colagem musical, Rock, carimbo, frevo e balé clássico.
A primeira noite foi marcada pelo festival de dança infantil e contou com apresentações e a segunda, pelos alunos do ensino fundamental. Para a mãe, Francieli da Silva o festival foi maravilho. “Eu gostei muito das apresentações no mesmo espaço da festa. Realmente foi um grande espetáculo e todos estão de parabéns”, observou.

Para a secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin “os alunos deram tudo de si para mostrar seu lado artístico e isso é cultura, desenvolvimento e aprendizado. O evento proporcionou o encontro de trabalhos de arte e educação física realizado nas escolas, além da integração que a preparação da dança proporciona”, ressalta.

Festival de Dança presta homenagem a seus criadores

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul aproveitou o momento festivo para reconhecer algumas pessoas que foram responsáveis pela criação do Festival de Dança que já soma duas décadas. Foram homenageados na noite de quinta-feira, 25, o ex-prefeito de Cocal, Ítalo Rafael Zaccaron pelo apoio na concretização do Festival, a ex-secretária de Educação de Cocal, Silviane Goulart pela iniciativa da criação e Gladis Da Rolt, representando todos os professores coreógrafos, pela dedicação durante esses 20 anos de trabalho.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Assessoria Cocal do Sul

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

20º Festival de Dança dá a largada para a II Cocalfest

Um belo espetáculo de movimentos, cor e ritmos encantou o público que participou da primeira noite da II Cocalfest, aberta oficialmente nesta quarta-feira, 24, no Pavilhão de Eventos pelas autoridades municipais. Até domingo, 28, o município estará de portas abertas para receber cerca de 40 mil visitantes com o propósito de resgatar as origens, tradições e costumes do povo Sul Cocalense oferecendo cultura, gastronomia diversificada, atrações culturais, música, shows nacionais, parque, jogos de mora e festivais de dança. 
O tradicional Festival de Dança que acontece em duas noites foi realizado em clima de comemoração. São duas décadas do espetáculo que reúne centenas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. A atração teve como tema “As diferentes culturas” e contou com 11 apresentações das
instituições infantis Recanto Feliz, Pequeno Príncipe, Cantinho Alegre, Os Amigos, Recanto Feliz, Giovanni Battain, Academia Geórgia, entre outras, nesta primeira noite. As crianças representaram através dos movimentos danças circense, cigana, balé, samba, tango e italiana. A apresentação do
Coral Show Criança Feliz fechou a noite com chave de ouro. O segundo dia do Festival de Dança acontece nesta quinta-feira, às 19h. 
Paralelo as atrações culturais, shows e gastronomia, o público também pode conferir a I Feira Multissetorial, a Expoarte, exposição fotográfica, museus da cerveja e do Unibave, exposição de obras de arte, entre outros. As bandas nacionais escolhidas para a comemoração de Cocal do Sul são Papas da língua e João Luiz Correa. “Nossa primeira noite de evento superou a expectativa.
Foi um festival muito bonito que fez jus aos seus 20 anos e com uma nova estrutura para confortar todo público presente”, avalia Juarez Fogaça, Presidente da CCO. 
Para a Rainha da Cocalfest, Tayná Miranda, os dias de festa devem ser de emoção e divertimento. “Esperamos que as famílias saibam aproveitar o que estamos preparando e conheçam a hospitalidade do povo de Cocal”, ressalta. 
      PARA VER MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI.
A programação completa segue abaixo ou através do facebook da CocalFest ou no site da prefeitura: www.cocaldosul.sc.gov.br. 
Programação da II Cocalfest
25 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA
18h 30 - Abertura do Parque de Eventos
18h 50 - Abertura da Praça de Alimentação
19h - 20º Festival de Dança
20h 30 - João Batista e Banda
22h - Banda Ozell
26 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA
6h - Alvorada Festiva
8h - Abertura do Parque de Eventos
9h - Missa Campal em homenagem ao 23º Aniversário de Cocal do Sul
10h - Abertura da 8ª Expoarte (Exposição Grupo de Mulheres)
10h 15 - Parabéns a Cocal do Sul e corte do bolo
10h 20 - Coral Serenata D’Amore
10h 30 - Abertura da Praça de Alimentação e Restaurante Típico
11h - Coral CALA/APAE
12h - Banda 28º GAC 
13h - Orquestra Sinfonia de Louvor
14h - Baile da Saudade - Genésio e Banda Bailanta Nativa
17h 30 - Sexta Solidária (Doe 1kg de alimento não perecível)
18h - Abertura da Feira Multissetorial
19h - Vendetta Rock 
20h - Padresitos
21h - Trio KME
22h - Evandro Lins 
23h - Pagode D´Leve
27 DE SETEMBRO | SÁBADO
14h - Abertura do Parque de Eventos
14h - Formatura PROERD
15h30 - Academia de Letras (Lançamento de Livros, Sarau e Música)
17h 30 - Abertura da Praça de Alimentação e Restaurante Típico
18h - Abertura da Feira Multissetorial e a 8ª Expoarte (Exposição Grupo de
Mulheres)
19h - Della Bruna e Grupo Sertanerão 
20h - Banda Aracnídeos
21h - Filipe Martyn
22h 30 - Diego Damásio e Banda
23h 30 - Show Nacional Papas da Língua
28 DE SETEMBRO | DOMINGO
9h - Abertura 8ª Expoarte (Exposição Grupo de Mulheres)
9h 30 - Torneio de Mora e Trunfo
9h 45 - Roda de Cantoria
10h 30 - Coral Serenata D’Amore
11h - Abertura da Praça de Alimentação e Restaurante Típico
11h 30 - Grupo Folclórico Italiano Valsugana
12h - Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy
12h 15 - Abertura da Feira Multissetorial 
12h 30 - Roba da Ciodi 
14h - Ramon Morais
15h - Raça Campeira 
16h 30 - Banda Periódicos
18h - Show Nacional João Luiz Corrêa
19h 30 - Encerramento da II COCALFEST
Confira também a cobertura completa no facebook da cocalfest. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PROFESSORES PARTICIPAM DO 11º FÓRUM PARA EDUCADORES DO COLÉGIO SÃO BENTO



Neste sábado (20/9) foi realizado o XI Fórum do Colégio São Bento para Educadores e Pais.
A Secretaria de Educação de Cocal do Sul proporcionou gratuitamente a participação de um grupo de profissionais da rede de ensino.
 O tema “A educação das novas gerações: concepções e projetos em disputa, na sociedade e na escola” foi abordado pelo palestrante Gaudêncio Frigotto. 
O tema “O Desafio da Qualidade da Educação” foi o assunto do palestrante Celso dos Santos Vasconcellos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cocal seleciona produções textuais para a etapa estadual da 4ª Olimpíada de Português



Escolas municipais e estaduais de Cocal do Sul participaram da 4ª edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". Os alunos prepararam durante este ano os textos para participarem do concurso promovido pelo Ministério da Educação. A fase municipal foi concluída nesta semana, 10, quando por meio da Secretaria da Educação, quatro jurados fizeram a leitura e escolha dos textos que irão concorrer na etapa estadual da Olimpíada de Português.

Os textos foram escolhidos de acordo com cada categoria. Na de Poema, o aluno Jean Carlos Nesi, da escola de Educação Básica Professora Francisca Martins de Oliveira Búrigo foi o selecionado com a poesia “Minha Infância”. Já na categoria Memórias Literárias, o nomeado pelos jurados foi do aluno Ézio Augusto Crozetta também da escola Francisca Búrigo com o título “O dia do meu casamento” e “Cocal do Sul e seus problemas sociais” foi a crônica escolhida para seguir na fase estadual da Olimpíada de Português, da aluna
Raiane de Brito da Silva, da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei. 

Para a Secretária da Educação, Raquel Romagna Quarezemin a Olimpíada de Português é uma importante oportunidade para os alunos na escrita.
"Acredito que estamos avançando, a exemplo da Olimpíada de Matemática. Tivemos belas redações que muito bem irão representar o nosso município. Só temos a agradecer a participação e empenho dos alunos e professores", diz. 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Escritor Rubem Alves é homenageado durante desfile Cívico


Trinta instituições de ensino, entidades e lideranças de Cocal do Sul deram exemplo de civismo durante o desfile realizado, na manhã deste domingo (7 de setembro), na Avenida Polidoro Santiago. Ao som da banda Marcial, milhares de crianças, jovens e adultos fizeram valer as palavras do hino da independência. O evento
o organizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura foi acompanhado por centenas de pessoas, entre elas autoridades municipais e militares.
O Hino Nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor, da Assembleia de Deus e as alunas da escola municipal Demétrio Bettiol apresentaram a coreografia de abertura que teve como elemento principal a ginástica rítmica desportiva com arcos. Durante o desfile, as escolas deixaram sua mensagem de paz, destacaram projetos desenvolvidos ao longo do ano de valorização à educação e causas sociais com muita criatividade. A rede municipal também prestou homenagem ao escritor, Rubem Alves como forma de agradecimento pelo conhecimento e ensinamentos na área da educação. O escritor faleceu neste ano e é amado por milhões de pessoas que foram sensibilizadas por sua mensagem de amor à educação. O professor, filósofo, teólogo e psicanalista ainda foi um excelente contador de histórias e admirado por seus escritos poéticos.
Outra homenagem prestada durante o desfile foi do Colégio Maximiliano Gaidzinski que comemora 35 anos história. A Instituição entregou uma placa comemorativa ao Prefeito Ademir Magagnin e a Vice, Cirlene Gonçalves Scarpato. Também foram destaques os 30 anos da Escola de Educação Infantil Os Amigos e 30 anos de fundação da José Peruchi.
“Esta é a celebração de uma momento histórico importante para o país. Refletimos sobre o papel da educação na transformação das pessoas e na sociedade e prestamos esta singela homenagem a Rubem Alves por todos os seus feitos pela educação. Cocal também comemora o destaque no IDEB, ficando como o municípioexemplo na região pelo índice conquistado”, ressalta Raquel Romagna Quarezemin, Secretária de Educação, Esporte e Cultura.
O Desfile alusivo a Independência contou ainda com a participação do Lions e Leo Clube, Brigada de Bombeiros Voluntários das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, grupo ADAD da Assembleia De Deus, Escoteiros, projeto Oficina do Atleta do Departamento Municipal de Esportes, Terceira Idade, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Unibave, Instituto Maximiliano Gaidzinski, Grupo de Voluntários em prol da doação de medula óssea, Cala/Apae, PROERD , Clubinho da Matemática, Instituições de Ensino Infantil Prof. Lenita Izabel da Silva, Helena Savi, Morada da Alegria, Os Amigos, Cantinho Alegre, Pequeno Príncipe, Recanto Feliz, escolas municipais Prof. José Perucchi, Giovanni Battain, Demétrio Bettiol, Cristo Rei, Colégio Cocal, Colégios Estaduais Professora Francisca M. de Oliveira Búrigo e Professor Padre Schuller, fechando com o carro da Rainha e Princesas da II CocalFest.

PARA VER AS FOTOS DO DESFILE CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ALUNOS RECEBEM TREINAMENTO PARA A OBMEP

    Nesta sexta-feira (5/9) um grupo de 25 alunos da EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei participaram de um aulão preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
     O trabalho foi monitorado pelo professor Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC - Sombrio) que trabalha há cinco anos no Programa de Iniciação Científica – PIC - programa criado para os medalhistas da OBMEP.
     Os exercícios foram baseados em uma das questões da prova dissertativa do ano passado e explorou o conteúdo de geometria plana. A aluna Eloisa Leopoldo avaliou: “O professor é bem calmo e nos passou tranquilidade. Recebemos dicas importantes, como prestar atenção nos padrões que surgem nas provas e ficamos sabendo que podemos ser medalhistas mesmo se não soubermos responder todas as questões.A colega AlLana Kunzler complementou: "Eu não vi o tempo passar, coisa difícil de acontecer. Adorei, o professor soube entrar na matemática sem ser "de soco" e soube fazer a gente se apegar no assunto sem perceber, quando me dei por conta eu já estava fazendo cálculos. Nunca foi tão fácil resolver problemas com área e perímetro, como foi hoje depois da explicação. Gostaria de ter essas oportunidades mais vezes."
     O participante Lucas Westfal comentou: “A aula foi bem esclarecedora, o assunto difícil das provas recebeu uma resposta simples. Além de explicar muito sobre os problemas, ele nos deixou mais preparados e confiantes. Esses aulões deveriam ser passados pra todos os interessados, não apenas para quem passou na primeira fase da olimpíada de matemática."
     As professoras do projeto e os alunos agradecem ao professor Lucas pela colaboração: “É importante que uma pessoa diferente de nós, que atuamos nas escolas, fale com eles sobre as olimpíadas e os incentive. A experiência e a dedicação do Lucas tem um valor grandioso e certamente refletirá no futuro de nossos alunos porque as mensagens deixadas por educadores que amam o que fazem, deixam marcas.”
     O Clubinho de Matemática, projeto da Secretaria Municipal de Educação, incentiva os alunos para participarem das olimpíadas de matemática e realiza muitas atividades que envolvem questões das provas. Esse encontro foi promovido com o objetivo de preparar e treinar um pouco mais os alunos das escolas municipais classificados para realizar a prova da 2ª fase da OBMEP, que acontecerá no dia 13 de setembro na EEB Professor Padre Schuler.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Desfile cívico prestará homenagem a Rubem Alves e contará com comemorações especiais das escolas

No próximo domingo, 7 de setembro, Cocal do Sul realizará mais um Desfile Cívico. O evento tradicional em comemoração à Semana da Pátria será animado pela Banda Marcial do município. Ele terá início às 8h, na Avenida DoutorPolidoro Santiago. Mais de 30 escolas municipais, estaduais, particulares,entidades, associações, entre  outros segmentos da comunidade estarão participando. 
 
Este ano, o desfile contará com comemorações especiais, como os 35 anos do Colégio Maximiliano Gaidzibski, 30 anos da Escola de Educação Infantil Os Amigos e 30 anos de fundação da José Peruchi. A Secretaria de Educação Esporte e Cultura juntamente com as escolas também prestarão homenagem ao escritor Rubem Alves, grande mestre que teve sua vida dedicada ao ensino e ao aprendizado. O escritor nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais em 1933 e
faleceu neste ano. Ele é amado por milhões de pessoas que foram
sensibilizadas por sua mensagem de amor à educação. O professor, filósofo, teólogo e psicanalista ainda foi um excelente contador de histórias e admirado por seus escritos poéticos. “É com muito carinho e saudade que a Secretaria presta esta singela homenagem para um dos mais respeitados intelectuais do Brasil”, destaca a Secretária de Educação Raquel Romagna
Quarezemim.
 
“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser
pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo,” Rubem Alves.
 
ORDEM DO DESFILE:
1. Bandeiras Oficiais
2. Faixa Secretaria da Educação, Esporte e Cultura
3. Coreografia de abertura
4. Grupo de Escoteiros
5. Banda Marcial de Cocal do Sul
6. PROERD
7. CALA/APAE
8. IEI Helena Savi, IEI Prof. Lenita Izabel da Silva e IEI Octávia Búrigo
Gaidzinski “Morada da Alegria”
9. IEI Maximiliano Gaidzinski “Os Amigos”
10. EEB Prof. José Perucchi
11. IEI Cantinho Alegre
12. IEI Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe”
13. IEI Prof. Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz”
14. EEB Prof. Giovanni Battain
15. Colégio Cocal
16. CMG – Colégio Maximiliano Gaidzinski
17. Banda ADAD
18. Grupo ADAD 
19. EEF Cristo Rei
20. Clubinho da Matemática
21. EEF Demétrio Bettiol e Serviço de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos (SCFV)
22. EEB Prof. Francisca M. de Oliveira Búrigo
23. EEB Prof. Pe. Schuler
24. Grupo de Voluntários 
25. Unibave
26. Grupo da Melhor Idade
27. DME – Departamento Municipal de Esporte
28. Empresas Eliane
29. Leo Clube
30. Lions Clube
31. Carro da Rainha e Princesas da II CocalFest

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Alunos e autoridades abrem Semana da Pátria em Cocal do Sul

                             



Cocal do Sul realizou nesta segunda-feira, 01, a Abertura da Semana da Pátria com o hasteamento das bandeiras, na Praça da Igreja Matriz. Alunos da Escola Municipal Demétrio Bettiol e Colégio  Maximiliano Gaidzinski, juntamente com seus professores e diretores, autoridades e equipe da
secretaria de Educação participaram. As bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foram hasteadas pelo prefeito Ademir Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, respectivamente ao som do hino Brasileiro. 
O arriamento e hasteamento das bandeiras irão acontecer até sábado, 06, conforme a programação. O ato conta com a presença das escolas do município e busca levar à sociedade uma reflexão sobre os valores cívicos nacionais e estaduais. 
O Desfile Cívico acontecerá no dia 7 de setembro, às 8h, na Avenida Polidoro Santiago. Ele será animado pela Banda Marcial do Município e mais de 20 escolas e entidades irão participar.
Programação
Dia 02 de Setembro (terça-feira)
8h – Hasteamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pela IEI Recanto
Feliz, IEI Pequeno Príncipe, IEI Os Amigos e IEI Morada da Alegria.
18h – Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários
da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.
Dia 03 de Setembro (quarta-feira)
8h – Hasteamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pela EEB Francisca
Búrigo e EEB Pe Schuler.
18h – Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários
da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.
Dia 04 de Setembro (quinta-feira)
8h – Hasteamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pela EEF Cristo Rei
e EEB José Perucchi.
18h – Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários
da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.
Dia 05 de Setembro (sexta-feira)
8h – Hasteamento das Bandeiras no na Praça da Igreja Matriz pelo Colégio
Cocal e IEI Cantinho Alegre.
18h – Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários
da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.
Dia 06 de Setembro (sábado)
8h – Hasteamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelo Leo, Lions
Clube e funcionários da Secretaria de 
Educação, Esporte e Cultura.
18h – Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários
da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS