sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cocal do Sul comemora medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, uma das cinco da Amrec

       
Alunos e professores de Cocal do Sul estão comemorando a primeira conquista de uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O destaque veio da escola EEF Demétrio Bettiol, com o aluno, Mateus Bez Fontana que recebeu medalha de bronze pelo resultado. Outros 11 alunos do município também receberam Menção Honrosa pelos índices de aprovação. Nesta quinta-feira, 12, os alunos acompanhados dos professores e pais, foram recebidos pelo Prefeito Ademir Magagnin em seu gabinete, juntamente com a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e a secretária de Educação, Raquel Quarezemin. “É um privilégio receber tantos alunos talentosos e que estão se dedicando para chegar bem mais além. Parabenizo a todos eles, aqueles que também realizaram as provas das Olimpíadas, aos professores pela dedicação e aos pais pelo incentivo. Nossa educação está crescendo e avançando e esperamos no próximo ano colher muito mais frutos”, ressaltou.   

            Para o medalhista, Mateus Bez Fontana a premiação irá abrir muitas portas. “Eu sempre gostei de matemática, mas não imaginava que ela pudesse me dar tantas oportunidades, como uma bolsa de iniciação científica em nível nacional”, afirmou. 
           Em nove edições da OBMEP, a região da AMREC nunca conquistou uma medalha de ouro ou prata, apenas sete de bronze, sendo cinco delas conquistadas neste ano. A professora de matemática, Ana Lúcia Pintro deve os altos índices dos alunos da rede municipal ao Projeto Clubinho de Matemática, criado neste ano pela Secretaria de Educação, que vem dando o suporte necessário e estimulando os alunos a gostarem e se dedicarem à disciplina. “Sinto-me feliz por tudo isso estar repercutindo na prática. Desejo ver a região Sul melhorar cada vez mais os índices e Cocal do Sul ir cada vez mais adiante”, ressalta. Para a professora Diana Morona, a Olimpíada proporciona uma análise do trabalho, um reconhecimento e estímulo para as professoras de matemática, pois quando se tem alunos participando e sendo premiados é maravilhoso. “A Olimpíada permite estimular e desafiar o aluno a aprender a gostar de matemática, pois transformam conteúdos matemáticos em problemas dinâmicos, desafiadores e divertidos. Pude perceber isso trabalhando com os alunos no Clubinho de Matemática e que me deixou ainda mais estimulada quando vi alunos sendo premiados e reconhecidos”, observa. 
             Além de Cocal, apenas Criciúma, Içara e Lauro Muller receberam medalha de bronze. As menções honrosas do município foram conquistadas pelos alunos: Pedro Lucas Inocente, Roger Bertan da Rocha, Luiz Carlos Possa Bendo, Tiago Cardoso Carboni, Sadi Junior Domingos Jacinto e Mateus Rodrigues da escola Municipal Demétrio Bettiol, da Escola Municipal Cristo Rei a menção foi para Mateus Israel Borba, Maria Teresa Salvador e Gabrieli dos Santos Sartor e da EEB Professora Francisca M. de O. Búrigo se destacou Guilherme Martinho de Souza.  
             Ainda com foco na Olimpíada de Matemática, o município oportunizou cursos em Florianópolis aos professores envolvidos e realizou a primeira Olimpíada Municipal de Matemática com premiação
 .  
Reportagem de Maria Luiza Dal Rolt

domingo, 8 de dezembro de 2013

REPORTAGEM DA RBS TV CRICIÚMA COM ALUNOS E PROFESSORES DE COCAL DO SUL.

   O apresentador e repórter Fábio Cadorin do Jornal do Almoço – RBS Criciúma – acompanhado do câmera Luan Santiago estiveram em Cocal do Sul para fazer uma reportagem sobre as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.
   Participaram da entrevista as professoras Ana Lúcia Pintro e Diana Morona, o aluno medalhista Mateus Bez Fontana, a aluna Eloisa Leopoldo que está se preparando para as provas do próximo ano e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Raquel Romagna Quaresemin. Também estiveram presentes no momento da reportagem as Diretoras Elaine Corrêa (EEF Demétrio Bettiol) e Ana Maria Domingos (EEF Cristo Rei), a Diretora Adjunta Marciana Scarpatto, a professora Maria Albertina Guizzo, além dos alunos premiados com Menção Honrosa ou que participam do Clubinho de Matemática.
    A reportagem foi exibida no sábado, dia 7 de dezembro.