quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FESTIVAL DE DANÇA DE COCAL DO SUL

Duas noites (25 e 26 de setembro) de espetáculo marcaram o 19º Festival de Dança de Cocal do Sul.
Com o tema “Ser Diferente é Normal”, 26 danças foram apresentadas pelas escolas municipais, estaduais, academia e escola de Ballet. A primeira noite foi marcada pelo festival de Dança Infantil e a segunda, pelos alunos do Ensino Fundamental.
Clique na imagem para assistir o videoclipe da Dança Infantil
Mais de 2 mil pessoas participaram do evento realizado no ginásio de Esportes Gílio Búrigo. A apresentação do Coral/Cala Apae que cantou, encenou e dançou, também relembrou a cultura dos imigrantes italianos por meio da música Bella Polenta. Na sequência um show com diferentes ritmos como ballet, jazz, cigana, clássica, samba, afro, entre outras fizeram parte do espetáculo.
Clique na imagem para assistir o videoclipe da Dança do Ensino Fundamental
O 19º Festival de Dança foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin acompanhado pela Primeira-Dama, Fátima Dajori Magagin, vereadores, secretários, diretoras e autoridades de municípios vizinhos. “Queremos também resgatar a nossa cultura e tradição através da dança. Temos uma história rica e queremos dar ao povo Sul Cocalense um momento para valorizar a nossa cidade. Além disso, a dança também é uma forma de aprendizagem e é muito importante para o desenvolvimento das crianças e adolescente, pois ela estimula a criatividade, desafia, desperta a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo harmonia, disciplina e concentração”, destacou Magagnin. 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

domingo, 22 de setembro de 2013

PROGRAMAÇÃO COCALFEST


sábado, 21 de setembro de 2013

PROFESSORES PARTICIPAM DO 10º FÓRUM PARA EDUCADORES DO COLÉGIO SÃO BENTO


Na manhã chuvosa desse sábado, centenas de educadores e pais estiveram participando do 10º Fórum para Educadores e Pais do Colégio São Bento. O evento ocorreu no auditório do colégio e abordou o tema “Desafiando o mundo moderno na formação da criança e do adolescente”. As palestras foram proferidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein e pelo doutor em Filosofia Gabriel Perissé.  

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul proporcionou gratuitamente a participação de 48 profissionais da rede de ensino. Segundo a coordenadora Margarete Guse: “Foram sorteadas algumas inscrições por escola e disponibilizado transporte para garantir a presença dos educadores no evento. Os assuntos dos palestrantes oferecem reflexões importantes para a Educação e essa oportunidade não poderia ser perdida.”

Gabriel Perissé publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática. Ele tratou do assunto “Educar nossos filhos: limites ou horizontes?” de uma maneira descontraída, relatando experiências próprias: “Meu pai tinha quatro filhos. Na época em que eu era criança, no subúrbio carioca, comprar uma galinha para preparar o almoço era motivo de alegria. Todos os filhos gostavam do coração da galinha. Então, meu pai botava os óculos e dividia o coração em quatro partes iguais. Isso marcou em minha vida porque na verdade o coração em questão era o do meu pai.” O educador falou ainda sobre limites (tempo, recursos, memória, inteligência, espaço) e de horizontes (liberdade, cooperação, respeito). Perissé disse que o limite em si não educa e que é melhor ensinar os filhos a terem para onde ir, a terem horizontes. O que educa não é a regra, e sim, a beleza da conversa.

O renomado jornalista Gilberto Dimenstein, apontado pela revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país porque escreve muitas reportagens sobre temas sociais e colabora com diversos projetos educacionais. Ele falou sobre “A educação do futuro” e contou um pouco sobre sua convivência com Paulo Freire, lembrando um momento em que uma colega perguntou ao educador qual seria a principal característica do professor. Freire respondeu: “O professor precisa gostar de viver.”
     Dimenstein apresentou o site “Catraca livre”, idealizado por ele com a proposta de unir educação, interação e cultura. Explicou que a Catraca Livre surgiu com o objetivo de oferecer uma agenda de atrações gratuitas ou a preços populares encontradas na capital paulista. E comentou, também: “É a primeira vez que venho a Criciúma e tenho certeza de que nessa cidade há diversos lugares que podem ser melhor aproveitados pelos alunos e pela população, e tenho certeza, que eles desconhecem.
     Ao final do evento os professores foram desafiados a refletir sobre como será a Educação do Futuro. Os participantes refletiram sobre a possibilidade das escolas não existirem mais com o mesmo formato físico da atualidade, sobre a influência das novas tecnologias e as relações entre educadores e educandos.
Leia a reportagem do Clica Tribuna, clicando AQUI.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

BUSCA DE RECURSOS EM BRASÍLIA


A prefeitura de Cocal do Sul emitiu uma notícia de que o prefeito Ademir Magagnin voltou com boas perspectivas da viagem a Brasília. Ele estava na capital federal com a vice Aninha e a secretária de Educação Raquel Quarezemim. Seguem alguns pontos considerados positivos:
- Mais de R$ 1 milhão empenhado na Casa Civil, que será destinado para aquisição de um caminhão, retroescavadeira e quadra coberta, entre outros;
- 750 conjuntos de mobília para alunos e alguns ar condicionado para as escolas;
- projetos em andamento para a construção de uma nova escola e aquisição de ônibus, entre outros.
por Davi Carrer

domingo, 8 de setembro de 2013

SUL COCALENSES DÃO EXEMPLO DE PATRIOTISMO COM FOCO NA EDUCAÇÃO E CIDADANIA

PARA VER MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI.
Com o tema Educação e Cidadania, 30 escolas, instituições e entidades de Cocal do Sul deram exemplo de patriotismo durante o desfile cívico realizado na Avenida Polidoro Santiago, neste sábado (07). Ao som da banda Marcial e Musical de Cocal do Sul, o evento foi acompanhado por mais de mil pessoas, entre elas autoridades municipais e militares. O Hino Nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor, da Assembleia de Deus e as alunas da escola municipal Demétrio Bettiol apresentaram a coreografia de abertura que teve como elemento principal a ginástica rítmica desportiva com fitas. 
Durante o desfile, as escolas deixaram sua mensagem de paz e de valorização à educação com muita criatividade. Homenagens também foram prestadas para instituições do município. A Administração Municipal parabenizou o Colégio Estadual Padre Shüller que festeja este ano 80 anos de história. Uma placa em homenagem aos serviços prestados à educação da cidade foi entregue em frente ao palanque. O mesmo reconhecimento foi estendido à Instituição Infantil Pequeno Príncipe, do bairro Jardim Itália que esse ano comemorou 30 anos. Além de destacar o atleta Luan Custódio Cruz que foi bronze no Pan-Americano Juvenil de Karatê, na Colômbia e disputará em novembro, o mundial na Espanha. 
O Desfile alusivo a Independência contou ainda com a participação do Lions e Leo Clube, Brigada de Bombeiros Voluntários das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, grupo ADAD da Assembleia De Deus, Escoteiros,
projeto Oficina do Atleta do Departamento Municipal de Esportes, Terceira Idade, Peti, Unibave, Instituto Maximiliano Gaidzinski, Rainha e Princesas da CocalFest que divulgaram o evento, escolas estaduais, municipais e
particulares, Cala/Apae, PROERD e Clubinho da Matemática. 

 Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

CONTATO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL

CONTATO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL

Instituição de Educação Infantil Cantinho Alegre (Centro): 3447-0217

Instituição de Educação Infantil Os Amigos (Horizonte): 3441-022

Instituição de Educação Infantil Pequeno Príncipe (Jardim Itália): 3447-1449

Instituição de Educação Infantil Recanto Feliz (Jardim Elizabeth): 3447-1456

Instituição de Educação Infantil Helena Savi (Creche União): 3447-2129

Instituição de Educação Infantil Morada da Alegria (Creche Guanabara): 3447-1471

Instituição de Educação Infantil Professora Lenita (creche Jardim Itália): 3447 – 4542

Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei (Cristo Rei): 3447- 1467
Email: efcristorei@gmail.com

Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol (Brasília): 3447- 1448
Email: demetriobettiol@yahoo.com.br

Escola de Educação Básica Professor José Peruchi (Vila Nova): 3447- 1457

Escola de Educação Básica Giovanni Battain (Rio Comprudente): 3447-0196

sábado, 7 de setembro de 2013

DESFILE CÍVICO: CLUBINHO DE MATEMÁTICA

   O Desfile Cívico de Cocal do Sul, realizado neste sábado, teve como tema “Educação e Cidadania”. Trinta escolas municipais, estaduais, particulares e entidades desfilaram na Avenida Polidoro Santiago.
     Durante o hasteamento das Bandeiras, o Hino Nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o desfile foi animado pela Banda Marcial do Município.
   A Secretaria Municipal de Educação apresentou o projeto “Clubinho de Matemática” que atende alunos das EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei. O lema do grupo é “A Matemática tem o poder de abrir portas”. Participam desse projeto aproximadamente 100 alunos. Segundo as professoras Ana Lúcia Pintro, Maria Albertina Guizzo e Diana Morona, “participar do desfile cívico foi importante para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido com o objetivo de melhorar o ensino da disciplina e de mostrar que aprender pode ser divertido!”

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DOCUMENTÁRIO SOBRE O BOI DE MAMÃO


Cocal do Sul tem um documentário sobre o Boi de Mamão. São alunos criando cultura para a cidade.
O Cocal Comunitário fez uma entrevista com o professor Rodrigo Cardoso, de musicalidade, responsável pela apresentação do Boi de Mamão, juntamente com os alunos da Escola Demétrio Bettiol, de Cocal. O videomaker de Urussanga, Danilo Anastácio, foi o responsável pelo documentário.

Cocal Comunitário: Como surgiu a ideia de fazer um documentário?
Rodrigo Cardoso: A ideia surgiu da necessidade do registro mesmo. Se fez muito pelo boi até hoje e pouco se registrou. Pouca coisa se tem de material do Boi de Mamão e pouco é lembrado. Então, como temos essa tradição de praticamente 15 anos na Escola Demétrio Bettiol, decidimos registrar. E eu não queria que fosse um simples registro. Queria algo que valorizasse os alunos como artistas populares, que foi o que na minha opinião aconteceu no vídeo.

Cocal Comunitário: De quem partiu esta iniciativa de gravar um documentário? Quem realizou a produção e gravação do documentário?
Rodrigo Cardoso: A parte de ideias foi minha. Queria algo documental, que mostrasse o lado das crianças mais do que eu como professor. Queria que houvesse destaque dos alunos mesmo. A gravação foi feita pelo Danilo Anastácio, colega meu de Urussanga, que já tem trabalhos realizados na área. Ele tem gravado clipes, shows, entrevistas e outros materiais.

Cocal Comunitário: Quem são os alunos que aprecem no documentário?
Rodrigo Cardoso: Os alunos são da 801. Todos dessa turma participaram e já haviam realizado este trabalho no ano passado também, inclusive apresentando-se sozinhos, sem minha ajuda, na Praça Nereu Ramos em Criciúma. E foram muito elogiados sempre. É uma turma especial!

Cocal Comunitário: Você poderia falar um pouco sobre a experiência do documentário?
Rodrigo Cardoso: Documentar uma passagem tão bonita com uma turma tão dedicada é algo que fazemos corriqueiramente sempre. Sempre que um trabalho é realizado e ganha destaque, naturalmente é registrado. Mas eu queria mais. O Boi de Mamão me deu oportunidades de emprego na Demétrio, no Colégio Cocal. Eu acho que estava mais do que na hora de retribuir. Inclusive, porque todos sabem que nas festas Juninas e Julinas da cidade ele é a atração mais esperada. As crianças adoram, os adultos adoram, os da melhor idade adoram. É uma festa, uma brincadeira. Quis mostrar a alegria dos jovens fazendo o trabalho, o natural, a vontade. Registrar também o esforço de outros professores que fizeram os reparos, as construções dos bichos. Professores que passaram pela Demétrio Bettiol, todos tem participação neste vídeo, direta ou indiretamente.

Cocal Comunitário: Você poderia nos falar um pouco sobre esta cultura, este folclore do Boi de mamão?
Rodrigo Cardoso: A brincadeira do Boi veio da tradição Açoriana, dos imigrantes. Instalados nem diversas regiões do Brasil e de Santa Catarina, tinham crianças que desenvolveram a brincadeira para passar o tempo. Diz-se (não há registro oficial) que era utilizado um mamão para fazer a cabeça do boi, e que as crianças pregavam essa cabeça na ponta de um pedaço de pau, fazendo de boi. A tradição em que nos baseamos é a tradição de São Francisco do Sul. A história retratada e do Mateus, capataz de uma fazenda que tem uma mulher grávida e com desejo: ela quer comer língua de boi ensopada. Como não tinha alternativa pra comprar, nem para arranjar, sem querer que seu filho nasça com cara de boi, Mateus resolve matar, contrariado e triste, o seu boizinho. Depois entra o médico, o curandeiro ou feiticeiras, Urubus, Veado Campeiro, Cavalo Marinho, Maricota, Bernunça, Ursos, Macacos, Cabra, Cavalinho e por aí vai. Personagens variam de região para região.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA PÁTRIA

PROGRAMAÇÃO
Dia 1º de Setembro (Domingo)
6h Repique dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade.
8h Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski com a presença da Banda do 28ºGAC, das autoridades municipais, Leo Clube e Lions Clube.
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 02 de Setembro (Segunda-feira)
8h Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pela EEF Prof. Padre Schuler, IEI Cantinho Alegre e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI).
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 03 de Setembro (Terça-feira)
8h Hasteamento das Bandeiras no Paço Jarvis Gaidzinski pela EEF Prof. Francisca Búrigo e EEB Demétrio Bettiol.
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 04 de Setembro (Quarta-feira)
8h Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pela EEB Cristo Rei e EEB José Perucchi.
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 05 de Setembro (Quinta-feira)
8h Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelo CMG e Colégio Cocal.
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 06 de Setembro (Sexta-feira)
8hHasteamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pela IEI Pequeno Príncipe, IEI Recanto Feliz e IEI Os Amigos.
18h Arriamento das Bandeiras no Paço Municipal Jarvis Gaidzinski pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

Dia 07 de Setembro (Sábado)
6h - Repique dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade.
7h40min – Hasteamento das Bandeiras com Hino Nacional executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Praça da Igreja Matriz.
8h Início do Desfile Cívico (Avenida Dr. Polidoro Santiago)
18h Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

(Em caso de chuva não haverá o Hasteamento das Bandeiras e Desfile Cívico)
                  Semana da Pátria
          

Dia 07 de Setembro (Sábado)
6h Repique dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade.
7h40min – Hasteamento das Bandeiras com Hino Nacional executado pela Orquestra Sinfonia
de Louvor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Praça da Igreja Matriz.
8h Início do Desfile Cívico (Avenida Dr. Polidoro Santiago).
18h Arriamento das Bandeiras na Praça da Igreja Matriz pelos funcionários da
Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul.

PARTICIPANTES:
Bandeiras Oficiais
Faixa Secretaria da Educação
Coreografia de abertura
Grupo de Escoteiros
Banda Marcial de Cocal do Sul
PROERD
APAE
IEI Helena Savi
IEI Prof. Lenita Izabel da Silva
IEI Otávia Búrigo Gaidzinski “Morada da Alegria”
IEI Cantinho Alegre
IEI Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe”
IEI Prof. Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz”
IEI Maximiliano Gaidzinski “Os Amigos”
EEB Prof. José Perucchi
Colégio Cocal
EEB Prof. Giovani Battain
EEB Prof. Pe. Padre Schuler
EEF Cristo Rei
Clubinho da Matemática
EEF Demétrio Bettiol
EEB Prof. Francisca M. de Oliveira Búrigo
CMG – Colégio Maximiliano Gaidzinski
Unibave
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI)
Grupo da Terceira Idade
DME – Diretoria Municipal de Esporte
Carro da Rainha e Princesas da CocalFest
Empresas Eliane
Grupo ADAD
Leo Clube
Lions Clube


(Em caso de chuva não haverá o Hasteamento das Bandeiras e Desfile Cívico)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

DOCUMENTÁRIO BOI DE MAMÃO

   O videomaker de Urussanga, Danilo Anastácio, criou um documentário sobre o Boi de Mamão. A apresentação foi organizada e apresentada pelo professor de música, Rodrigo Cardoso, e pelos alunos da EEF Demétrio Bettiol, de Cocal do Sul.
   Segundo o professor: “O boi de mamão tem várias maneiras de serem apresentadas e várias histórias. Cada lugar tem uma maneira de fazer essa brincadeira e o videoclipe mostra o jeito de Cocal do Sul fazer essa apresentação”.
   A Diretora Elaine Corrêa destaca a importância de resgatar aspectos culturais que muitas vezes são esquecidos.
   Vários alunos participaram da gravação falando sobre o papel desempenhado pelos seus personagens.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cocal tem um medalhista das Américas



O atleta de Cocal o Sul Luan Custódio Cruz trouxe uma gigante conquista para a cidade. Ele retornou do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Karate com uma medalha de bronze no pescoço. Luan conquistou a medalha de bronze na categoria sub-21, menos 78 quilos, em Medellín, na Colômbia, no último final de semana. Além de colocar o Brasil no pódio e ficar na história do esporte do município, Luan também garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Karate que será disputado de 7 a 10 de novembro, na Espanha.
“Subir ao pódio do Pan foi a realização de um sonho. A emoção foi muito grande, a torcida do Brasil gritava o meu nome e o nome do país. Não há palavras que definam essa conquista. Essa medalha para mim é o que me motiva a continuar”, afirmou o atleta, que enfrentou caratecas do Canadá, Estados Unidos e Chile .
Mundial
Se antes os treinos eram rigidamente cumpridos, agora a preparação para o mundial será ainda mais intensificada. Para o técnico Luiz Boava o desafio agora é ainda maior. “Alcançamos o nosso objetivo e iremos focar nos trabalhos durante os próximos dois meses. Serão mais de três horas de treino por dia e Luan irá ainda intensificar a parte de musculação. Essa conquista é o resultado de um trabalho que a gente vai construindo ao longo dos anos e que nos orgulha cada vez mais”, comentou.
“O mundial é o topo, o máximo do caratê, em que todo mundo que treina quer chegar e nós vamos seguir ainda mais confiantes”, afirmou Luan.
por Davi Carrer