sábado, 31 de agosto de 2013

Cocal do Sul já tem rainha e princesas para a Cocal Fest


Não faltaram beleza e simpatia na escolha da rainha da 1ª Cocal Fest, mas uma dela se diferenciou. Deborah Donadel foi eleita na noite de ontem (6/7) rainha da primeira edição da Cocal Fest. Ela vai representar a cidade ao lado das princesas Juliana Nolla Concer e Ingrid Toretti. A escolha ocorreu no Salão da Igreja Matriz, no Centro da Cidade.

“Parabéns a todas as torcidas e a todos que fizeram deste evento um sucesso, isso mostra que Cocal do Sul é participativa e unida. Espero poder representar muito bem nossa cidade que me proporcionou momentos inesquecíveis. Agora vamos caminhar juntos para fazer uma grande Cocal Fest, que acontecerá de 24 a 29 de setembro e irá inserir nosso município no calendário de grandes eventos da região”, afirmou a rainha.

Conheça a rainha e as princesas

Rainha: Deborah Rodrigues Donadel
Deborah é moradora do Bairro Jardim Itália, tem 18 anos e é estudante. Filha de Valdenir Donadel e Cleiva de Freitas Rodrigues (in memorian) ela adora ir ao cinema, ler livros e praticar exercícios. Seu projeto de vida é concluir os estudos na área do Direito, trilhar uma carreira profissional e constituir minha família.
- Livro preferido: A cidade do Sol
- Filme preferido: Orgulho e preconceito
- Medidas: manequim 36/38, altura 1,65 m, peso 52 kg

Princesa I: Juliana Nolla Concer
Juliana é filha de Darci Concer e Dilsa Nolla Concer. Ela tem 18 anos, é estudante e representa o Bairro Boa Vista. Ela adora sair com os amigos. Seu projeto é ser dentista, ter uma família bem estruturada e abrir o seu próprio consultório
- Livro preferido: A última carta
- Filme preferido: Um amor para recordar
- Medidas: manequim 38, altura 1,73, peso 59 kg

Princesa II: Ingrid Toretti
Ingrid, tem 17 anos, é estagiária e representa o Bairro Vila Nova. Filha de Elisangela Ghisi Toretti e Jairo José Toretti, ela adora ler. Ingrid pretende ser Médica.
- Livro preferido: Desaparecido para sempre e Entre o agora e o nunca.
- Filme preferido: A Clínica e Um porto seguro.
- Medidas: manequim:  38 , altura: 1,62, peso: 59 kg


por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

sábado, 10 de agosto de 2013

UMA EXPOSIÇÃO DE MÚSICA

“A evolução da história da música”. Este foi o tema de uma curiosa exposição que os alunos do Demétrio Bettiol e Cristo Rei tiveram acesso esta semana. Ao longo do primeiro semestre os estudantes do oitavo ano desenvolveram trabalhos que destacaram a história da música, além de realizar uma releitura das capas de discos de vinil. E tudo isso esteve em exposição.
Segundo o professor o objetivo foi resgatar a história da música e a união que ela tinha entre as artes plásticas e as músicas. “Há capas, por exemplo, que são verdadeiras obras de arte, como o Jethro Tull, de 1968. Ela foi feita em cima de uma xilogravura, gravação em madeira, numa época em que os artistas se expressavam com criatividade”, comentou o professor de música, Rodrigo Cardoso. A exposição também contou uma coleção de vinil do professor Rodrigo, com raridades que vão dos anos 1960 aos dias atuais. 
“Conhecer as culturas musicais e a história agrega muito conhecimento, principalmente para quem gosta de música. A música antes não era valorizada na escola e hoje estamos tendo várias oportunidades de aprender e a gostar ainda mais do tema”, afirmou a aluna Eide Maria Donato.
(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SEMANA PEDAGÓGICA DE COCAL DO SUL


Semana Pedagógica dá continuidade a formação continuada 
dos professores da rede municipal de Cocal
 
A Secretaria de Educação de Cocal do Sul finaliza nesta sexta-feira (2/7), a 2ª  Semana Pedagógica da Rede Municipal de 2013, com palestra e integração de professores, motoristas, merendeiras e serventes. Os trabalhos foram realizados com os educadores do ensino fundamental e da Educação Infantil e contou ainda com a presença do Prefeito, Ademir Magagnin e da vice, Cirlene Gonçalves Scarpato. Diversos temas foram abordados durante os dias de estudo e aprimoramento. Os professores do ensino fundamental participaram de palestras que foram ministradas pelas professoras Msc. Rosandra S. Hübbe e Msc. Maria Helena da Silva Meller que trataram sobre “Professor mediador de valores” e “Planejamento”, respectivamente.
Já os profissionais da Educação Infantil (Creches) contaram com capacitação sobre primeiros socorros, com o médico, Dr. Marco Aurélio da Rosa e sobre “Creches e Pré-Escolas: Qualificando o Olhar para a Prática
Educativo-Pedagógica”, ministrada pela professora, Dra. Dóris Regina Marroni Furini que acompanha a formação continuada desde o início do ano com os educadores. “Foi um momento de grande aprendizado e que muito contribui para o aprimoramento, preparação e reciclagem de todos os nossos profissionais
visando uma educação e atendimento de excelência na rede municipal de ensino”, destaca a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin.
Merendeiras e serventes também recebem capacitação
Manipulação de alimentos, higiene e motivação para o trabalho. Esses foram os temas abordados durante a capacitação destinada às merendeiras e serventes de Cocal do Sul que atuam nas escolas da rede municipal de ensino e na Apae com alimentos e limpeza das instituições. O encontro faz parte da semana pedagógica realizada pela Secretaria de Educação do município. Os temas foram abordados pela nutricionista Ana Paula Canuto e a psicóloga Beatriz Galatto.  Cerca de 40 profissionais participam do treinamento para ampliar o conhecimento. “Nosso objetivo foi de atualizar os conhecimentos quanto ao manuseio dos alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos contaminados, limpeza, entre outros. Nós temos hoje muitas funcionárias novas e que demandam dessa formação”, ressalta a nutricionista Ana Paula.
Dinâmicas e reflexões também foram realizadas com o grupo, seguidas de um café de confraternização no Centro de Pastoral da Igreja matriz, nesta segunda-feira (29).
 
Cocal do Sul comemora dia do motorista 
com palestra motivacional
 

Para comemorar o dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Cocal do Sul através da Secretaria de Educação organizou uma palestra motivacional, ministrada pelo palestrante Braz Cizeski, aos profissionais que atuam no transporte escolar e nas obras. O evento que também faz parte da Semana Pedagógica reuniu mais de 20 motoristas com o objetivo de estimular e motivar os funcionários na realização de suas atividades diárias. Segundo a secretária de educação, Raquel Romagna Quarezemin “o reconhecimento do trabalho destes funcionários eleva a sua autoestima e faz com que os mesmo realizem o trabalho com mais eficiência”, afirma. Os participantes tiveram uma tarde divertida, rica em conhecimento, receberam uma lembrança, além de saborearem o coquetel.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul

Maria Luiza Da Rolt