sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escolas municipais realizam Recreio Cultural

    Os recreios nas escolas municipais de Cocal do Sul prometem mexer com a imaginação e o talento dos alunos. A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município deu início esta semana ao “Recreio Cultural”, coordenado pela maestrina Geanine De Bem Pascoali.
    A idéia é promover um espaço cultural nas instituições durante o intervalo do lanche integrando as escolas através do canto coral. A novidade começou pela Demétrio Bettiol e contou com a apresentação dos corais da Demétrio Bettiol e do Cristo Rei. Quarenta crianças e adolescentes entre seis e 14 anos de idade soltaram a voz e encantaram a comunidade escolar num período de 15 minutos com o melhor da boa música brasileira. “É muito gratificante e prazeroso. A gente observa que a iniciativa chama a atenção e desperta o interesse dos alunos pela cultura, pela boa música e estimula as habilidades e talentos”, destaca a maestrina.
    A iniciativa faz parte do projeto “Soltando a Voz” que atende todas as escolas da rede na formação de corais. O Recreio Cultural vai acontecer a cada dois meses nas escolas e as crianças que desejarem apresentar dança, poesia ou qualquer outro trabalho ligado a cultura poderão se inscrever.



Jovens de Cocal iniciam curso de preparação para o mercado de trabalho

    Com o tema “A empresa e a Loja”, 35 jovens de Cocal do Sul estão sendo preparados para a inserção e permanência no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do Programa de Iniciação ao Trabalho e esta sendo desenvolvida pela Secretaria de Educação do município.

    De acordo com a supervisora do curso, Daiane Torquato os alunos estão recebendo informações técnicas e práticas sobre a vida profissional. “O objetivo do programa, além de atender aos jovens das comunidades, é construir uma rede de atendimento, fortalecimento comunitário e familiar, unindo a formação profissional com o acesso às oportunidades”, explica.

    Adolescentes e jovens a partir de 14 anos participam da preparação. O secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano explica que todos os alunos ao finalizarem o programa, passarão a integrar o banco de dados do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola e são encaminhados às oportunidades de aprendizagem e estágios.

    Ao todo serão 60h/aula. O curso segue até junho.








Projeto Psicomotricidade entra em ação e crianças aprendem sobre a importância dos movimentos

    Elas pularam, rebolaram, engatinharam, acertaram o alvo, juntaram peças e alongaram. Foi assim a 4ª edição do projeto “Psicomotricidade: uma ação educativa” que reuniu mais de 400 crianças da rede municipal de educação infantil de Cocal do Sul num ambiente onde o que não faltou foi movimento.

    De acordo com a coordenadora pedagógica, Thais Albino Olivier a idéia é conscientizar as crianças e profissionais da importância dos movimentos do corpo para o desenvolvimento através de atividades recreativas. “O trabalho reúne uma série de técnicas de exercícios físicos relacionando motricidade, mente e afetividade com o objetivo de desenvolver, melhorar e aprimorar o desenvolvimento global”, explica.

    As atividades foram realizadas no ginásio de esportes Gílio Búrigo onde as crianças se movimentaram através do circuito psicomotor, quebra-cabeça, tiro ao alvo, cesta de animais, esquema corporal, bambolê, túnel de olhos vedados e seqüência de atividades. A pequena Julia Martins, 5 anos, participa todos os anos e se realiza com o espaço montado. “É legal, divertido, já sei fazer tudo e agora tenho novos amigos”, diz.

    O planejamento e organização das atividades foram selecionados e mediados pelos professores de educação física e gestores das instituições. Para a professora, Maria Albertina Guollo Cittadin esta é uma iniciativa diferente que trabalha na criança um conjunto de movimentos que favorecem seu crescimento, habilidades, comportamento, integração e perda do medo. “É uma prática diferente que desafia as possibilidades da criança”, destaca. O próximo encontro será realizado em agosto deste ano.















domingo, 22 de maio de 2011

Psicomotricidade: Uma ação educativa


Coordenação Pedagógica
Educação Infantil 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto “Viver bem e Feliz” para pessoas com mais de 40 anos

     A Secretaria de Educação de Cocal do Sul está com inscrições abertas para as pessoas que desejarem participar do projeto “Viver bem e feliz”. O secretário, Arlei Boselo Ponciano explica que a iniciativa é semelhante a antiga Universidade Alternativa. “O projeto é totalmente direcionado para pessoas com mais de 40 anos. O objetivo é oportunizar aos participantes um momento para aprender mais, estimular, entreter e atualizar através de conteúdos e atividades direcionadas e importantes para o dia a dia do ser humano. Entre elas podemos destacar as aulas sobre saúde mental, preventiva, atualidades, esporte, informática, cinema, entre outros”, ressalta.

     As aulas serão quinzenais com 15 encontros durante o ano. A ação é gratuita e as inscrições vão até o dia 19 de maio e devem ser feitas na secretaria de educação do município das 8h às 12h e das 13h às 16h.

     Outras informações pelos telefones: 34473202 ou 9623.9761 (Arlei)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia Internacional da Educação

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
 (Paulo Freire)












A Instituição de Educação Infantil Fernando de Fáveri "Pequeno Príncipe" acredita na EDUCAÇÃO

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Projeto Guia de Leitura




Com o objetivo de fomentar e aprimorar o gosto pela leitura e o conhecimento pela literatura em estudantes, a escola Demétrio Bettiol participou de um evento organizado pelo SESC “Projeto Guia de leitura”. Através desse projeto foi possível conhecer obras e autores literários, formando leitores capazes de interpretar os textos de forma diferenciada. Participaram do evento os alunos da 7ª série, turnos matutino e vespertino.
Indicações de leitura:
Kafka e a boneca viajante – Jordi Sierra i Fabra

A invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick

Como me tornei um estúpido – Martim Page

Os amigos – Kazumi Yumoto
Cleópatra e sua víbora – Margareth Simpson
Albert Einstein e seu universo inflável – Dr Mike Goldsmith
Al Capone e sua gangue – Alan Mac Donald
47 – Walter Mostey
Histórias extraordinárias – Edgar Allan POE

Contos de POE:
O gato Preto
A carta roubada
O poço e o pêndulo
Sombra
O homem na multidão